Últimas Notícias

Brazil Water Week: especialistas discutem os desafios para levar os serviços de saneamento a áreas não regulares

Sessão atrelada ao Tema 5 da Semana da Água do Brasil debateu mecanismos para o financiamento de políticas inclusivas dos serviços de água e esgoto

Especialistas participaram nesta segunda-feira, 26 de outubro, do debate online “Financiamento em áreas não regulares e efetividade na alocação de recursos: como assegurar os benefícios para a sociedade?”, em sessão da Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil), o mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil, promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O evento acontece em plataforma exclusiva e a transmissão completa da estreia está disponível também no canal da ABES no YouTube (acesse aqui)

O assunto está atrelado ao Tema 5 – Financiamento do evento e debateu aspectos do planejamento, gestão e financiamento de políticas inclusivas para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da população que vive em assentamentos não regulares de áreas centrais adensadas e áreas periurbanas das grandes cidades.

A discussão teve a participação de Marcello Xavier Veiga, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento da Sabesp; Cláudia Caixeta, engenheira química na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); Martin Gambrill, especialista Líder em Água e Saneamento no Banco Mundial; e Sergio Campos, chefe da Divisão de Água e Saneamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

“Este tema é um dos grandes desafios no Brasil, por conta das favelas e assentamentos irregulares e informais, mas a sessão deixou claro que é possível termos sustentabilidade e financiamentos que propiciem soluções para estas áreas. Precisamos universalizar e ninguém pode ficar de fora”, afirmou o moderador do debate Ernani Ciríaco de Miranda, assessor Técnico do Departamento de Financiamento de Projetos, da Secretaria Nacional de Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e secretário da Seção Distrito Federal da ABES.

Ao longo da semana, especialistas de mais de 15 países se reunirão na plataforma da Brazil Water Week para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

Ao todo, serão 30 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 120 palestrantes. O evento conta com patrocínio da Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento. Confira a programação geral aqui.

Por equipe de Comunicação ABES/BWW

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: