Últimas Notícias

ABES participa de consulta pública do BID para organizações da Sociedade Civil

Gustavo Mendez, especialista internacional do BID no Brasil, Irene Altafin, que trabalhou como especialista senior em saneamento até novembro, e Dante Ragazzi Pauli, presidente da ABES - foto: divulgação

O presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, representou a entidade, no dia 23 de outubro, na reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID que compõe o processo da consulta pública da instituição.

O BID elabora, para cada país tomador de empréstimos, a cada quatro ou cinco anos, um documento chamado Estratégia de País, que define os principais parâmetros para a atuação, em particular as áreas prioritárias que o Banco pretende apoiar por meio de empréstimos e produtos de conhecimento.

A estratégia inclui um panorama da atual situação econômica do país e se baseia em trabalho analítico conduzido pelo Banco e outros participantes sobre um amplo espectro de setores econômicos e sociais. Uma vez aprovado pelo Diretório Executivo do BID, o documento se torna referência para a programação das operações do Banco no País.

Na consulta pública também são definidos áreas e objetivos desta estratégia. Como objetivos prioritários, estão sendo considerados: a redução da inequidade e melhoria dos serviços públicos; a promoção da produtividade e da competitividade; e o fortalecimento institucional dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal).

A ABES foi convidada a participar, “devido à importância do trabalho desenvolvido e sua aderência com um dos objetivos considerados prioritários pelo Banco para a próxima Estratégia”, afirma o documento-convite.

Para Dante, o caráter propositivo da ABES, em seus quase 50 anos de atuação no país, tem tornado a entidade uma referência nos debates sobre avanços e desafios no Brasil. “Nosso trabalho tem sido pautado no debate plural, na proposição de soluções, no comprometimento com o saneamento e com o meio ambiente e na cooperação. Estamos felizes com o convite do BID, uma instituição respeitada mundialmente, e dispostos a colaborar para que iniciativas como esta resultem em melhorias para o setor e para a qualidade de vida dos brasileiros.”

A ABES divulgará as contribuições da Consulta Pública assim que estas forem consolidadas pelo BID.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: