Últimas Notícias

Brazil Water Week: encontro discute parcerias e incentivos para atração de investimentos no saneamento

Ligada ao Tema 5 – Financiamento, sessão falou sobre como os setores públicos e privados podem contribuir para o aumento de investimentos no setor em prol da universalização

Especialistas se reuniram nesta quarta-feira, 28 de outubro, na plataforma da Brazil Water Week para falar sobre parcerias e incentivos para atração de investimentos públicos e privados no setor de saneamento. O assunto está relacionado ao Tema 5 – Financiamento da Semana da Água do Brasil, o mais importante evento internacional sobre água realizado no país, promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O encontro contou com a participação de Daniel Green, diretor-executivo no Santander Brasil; Fabricio Lebeis, superintendente nacional de Negócios de Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal; Laura Bedeschi, chefe do Departamento de Crédito Saneamento Ambiental no BNDES; Felipe Ezquerra, Head of Transport na BID Invest; e Cristiano Cury, responsável pela área de distribuição de renda fixa do BTG Pactual e representante da Anbima.

Na oportunidade, os convidados discutiram como os diferentes tipos de fontes de recursos, públicos ou privados, podem contribuir para o aumento dos investimentos necessários no saneamento e, assim, ampliar o acesso da população aos serviços de água e esgoto. Além disso, refletiram sobre quais as possibilidades e limites de atuação de cada um destes setores em meio ao atual cenário do segmento no país.

“Discutir o financiamento é muito importante para um setor cujos projetos têm longos prazos de implantação, altas externalidades sociais e precisa de todos os recursos disponíveis para levar saneamento à população. Ter em um debate representantes de distintas fontes de recursos, discutindo sobre a melhor forma de cooperar no financiamento do saneamento é de suma importância para concretizar essa atuação conjunta e concretizar a elevação dos investimentos que o setor necessita”, avaliou a moderadora do debate Letícia Barbosa Pimentel, gerente do Departamento de Saneamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Durante esta semana, especialistas de mais de 15 países estão se reunindo na plataforma da Brazil Water Week para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

Ao todo, são 30 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 120 especialistas envolvidos no evento, que acontecerá até dia 30 de outubro.

 

 

1 Comentário em Brazil Water Week: encontro discute parcerias e incentivos para atração de investimentos no saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.