Últimas Notícias

ABES Conecta: III Simpósio Internacional de Reúso de Água fala sobre cidades inteligentes e bioeconomia

Este foi o terceiro debate do evento, que tem transmissão ao vivo pelo canal da ABES no YouTube e traz como temática central “Cidades inteligentes e sua relação com a água”

Por Rhayana Araújo

Na tarde desta quarta-feira, dia 18 de novembro, foi realizado o terceiro encontro do III Simpósio Internacional de Reúso de Água. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Seção Paraná (ABES-PR)em parceria com a Diretoria Nacional da ABES, com a  Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Com o tema “Bioeconomia e o reúso da água”, o evento teve como objetivo discutir a visão de cidades inteligentes e sua relação com o reúso da água, destacando a economia circular, a bioeconomia, o reúso e, também, apresentar exemplo de aplicação dos conceitos no sistema da Sanepar e nas pesquisas do INCT ETEs Sustentáveis.

O webinar teve moderação da professora Dra. Selma Cubas, da Universidade Federal do Paraná e da ABES-PR. E contou com as palestras da profa. Dra. Semida Silveira, direto de Estocolmo, na Suécia; e do Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti, da Gerência de Pesquisa e Inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e coordenador da Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgotos.

A profa. Dra. Semida Silveira apresentou os conceitos de uma cidade inteligente, reforçando que o que realmente caracteriza uma cidade inteligente é a otimização da utilização dos recursos para servir melhor a seus cidadãos. Isso vale para a água, mobilidade, energia e qualquer serviço necessário para dar qualidade de vida às pessoas.

A especialista também falou sobre como a produção linear da sociedade moderna resulta em externalidades muito severas, que acarretam problemas sérios e afetam tanto o meio ambiente, quanto a saúde das pessoas. Ela também apresentou abordagens de como catalisar uma transformação direcionada para a sustentabilidade.

Gustavo Rafael Possetti, por sua vez, apresentou os vínculos entre as cidades inteligentes, bioeconomia, economia circular, inovação e sustentabilidade, sempre com foto no setor de saneamento. Possetti abordou a temática de inovação como ferramenta para promover a sustentabilidade.

“Precisamos de inovação para promover a saúde das pessoas. É inegável que para gerar valor nós precisamos aplicar a inovação com o foco na sustentabilidade e esse é o vínculo direito com o conceito de cidades inteligentes. Quando nós temos água pronta e disponível em qualidade e quantidade para atender as demandas atuais e futuras, pensando especificamente na diferença que isso vai fazer na vida das pessoas, nós conseguimos entender de forma muito clara os resultados que o setor de saneamento pode de fato nos entregar”, afirmou o palestrante.

Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, clique aqui e assista ao terceiro dia de palestras do III Simpósio Internacional de Reúso de Água. 

Este foi o terceiro webinar do III Simpósio Internacional de Reúso de Água, que tem como temática central “Cidades inteligentes e sua relação com a água”, a edição 2020 do evento é realizada por meio de plataforma online.

Haverá ainda três webinares até a próxima segunda-feira, dia 23, clique aqui para se inscrever. Aproveite e confira também a programação completa aqui. O próximo painel será nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, às 16h, com o tema “Por que no Brasil o reúso não se desenvolveu de forma sistêmica?”.

A realização do Simpósio conta com patrocínio da Hidrogeron – Tratamento de Água e Esgoto. E apoio: do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis) e das Câmara Temáticas da ABES de Dessalinização e Reúso e Tratamento de Esgotos.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 150 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

5 Comentários em ABES Conecta: III Simpósio Internacional de Reúso de Água fala sobre cidades inteligentes e bioeconomia

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.