Últimas Notícias

ABES Conecta: quinto webinar do Simpósio Internacional de Reúso de Água 2020 aborda o reúso descentralizado

O evento tem transmissão ao vivo pelo canal da ABES no YouTube e tem como temática central “Cidades inteligentes e sua relação com a água”. Último encontro será nesta segunda (23), às 16h.

Por Rhayana Araújo

Na tarde desta sexta-feira, dia 20 de novembro, foi realizado o penúltimo webinar do III Simpósio Internacional de Reúso de Água. O painel teve como tema “Reúso descentralizado, estudo de caso reúso predial”. O simpósio é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Seção Paraná (ABES-PR), em parceria com a Diretoria Nacional da ABES, com a Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAMe com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Com a temática central “Cidades inteligentes e sua relação com a água”, a edição 2020 do Simpósio Internacional de Reúso de Água segue até esta segunda-feira, dia 23, com o último debate, às 16h. Clique aqui para se inscrever. Aproveite e confira também a programação completa aqui.

Com moderação do Prof. Dr. Ramiro Gonçalves Etchepare, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o webinar contou com as palestras do Prof. Dr. Ricardo Franci Gonçalves, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e de João Vitor Gallo, sócio da Petinelli Soluções em Greenbuilding.

O professor Ricardo Franci apresentou a comparação do balanço hídrico entre dois edifícios semelhantes – no mesmo bairro e mesma realidade sócio-econômica – mas um convencional e outro com reúso de água. Após o acompanhamento dos dois locais por um ano, foi comprovado que o consumo médio de água potável no edifício convencional foi superior ao que tem o reúso. O professor também explanou sobre a viabilidade econômica dos sistemas de reúso.

 

João Vitor Gallo apresentou o conceito Net Zero Autossuficiente, no qual a fonte de água é utilizada no próprio terreno. A partir do conceito, Gallo falou sobre um projeto de reúso de água, considerado um case de sucesso. 

Para saber detalhadamente tudo o que os convidados falaram, clique aqui e assista ao quinto dia de palestras do III Simpósio Internacional de Reúso de Água. 

A realização do Simpósio conta com patrocínio da Hidrogeron – Tratamento de Água e Esgoto. E apoio: do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis) e das Câmara Temáticas da ABES de Dessalinização e Reúso e Tratamento de Esgotos.

Importância da discussão

O reúso de água é fundamental na gestão de recursos hídricos. A reinserção da água já utilizadas nos ciclos, em qualidade adequada para que ela possa ser reutilizada, ao invés de ser descartada, promove o aumento da oferta de água e a economia circular.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 150 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

1 Comentário em ABES Conecta: quinto webinar do Simpósio Internacional de Reúso de Água 2020 aborda o reúso descentralizado

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.