Últimas Notícias

ABES Conecta: último dia de simpósio fala sobre segurança no reúso da água

III Simpósio Internacional de Reúso da Água encerra ciclo de seis webinares com debate sobre legislação e políticas públicas de reúso de água  

Por Murillo Campos 

O último dia III Simpósio Internacional de Reúso de Água, realizado nesta segunda-feira, 23 de novembro, falou sobre a segurança no reúso de água, abordando questões de legislação, regulação, monitoramento e o papel dos órgãos envolvidos na temática. O evento foi promovido pela ABES Seção Paraná (ABES-PR), ABES Diretoria Nacional, Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

 

Com apresentação de Cristovão Vicente S. Fernandes, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o encontro teve as palestras de Flavio Silva Machado, assessor técnico da Superintendência de Tratamento de Esgotos da Diretoria Metropolitana da Sabesp; Bruno Tonel Otsuka, gerente de Bacias Hidrográficas da SEDEST; e Roberto Serta, conselheiro titular na Câmara Especializada de Engenharia Civil e Coordenador da Comissão de Meio Ambiente do CREA-PR.

Na oportunidade, os convidados discutiram aspectos regulatórios e normativas ligadas ao reúso de água, planos diretores, gestão de bacias hidrográficas, escassez de água, políticas para construção de projetos de reúso e os desafios sob o ponto de vista das companhias de saneamento, do Estado e dos órgãos responsáveis, entre outros pontos.

 

Ao fim, ocorreu a cerimônia de encerramento do III Simpósio Internacional de Reúso de Água com a participação de Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES-PR, Nelson Castanheira, pró-reitor de Pós-Graduação da Uninter, Giselle Dziura, coordenadora de Pós-Graduação em Arquitetura da Uninter e Jessica de Miranda Paulo, vice-presidente da APEAM. Os especialistas valorizam a realização do evento, que teve mais de 8 mil visualizações em seus webinares, disseminando conhecimento e conteúdo para diversos atores do setor.

Se você perder ou deseja rever a transmissão, clique aqui e assista ao último de palestras do simpósio. 

O evento teve patrocínio da Hidrogeron – Tratamento de Água e Esgoto e apoio do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis), Uninter e das Câmara Temáticas da ABES de Dessalinização e Reúso e Tratamento de Esgotos.

Simpósio

Realizado do programa ABES Conecta, a edição 2020 do III Simpósio Internacional de Reúso de Água teve como objetivo ampliar o debate sobre cidades inteligentes e o envolvimento com o reúso de água na gestão de recursos hídricos, com convidados nacionais e internacionais. Confira todos os webinares do evento no canal do Youtube da ABES. (https://bit.ly/33aP89M)

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 150 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

1 Comentário em ABES Conecta: último dia de simpósio fala sobre segurança no reúso da água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.