Últimas Notícias

Reprises Temáticas da Brazil Water Week: segundo bloco de sessões está disponível. Assista até 31 de dezembro

A ABES está disponibilizando as sessões da Brazil Water Week em blocos temáticos. A cada 15 dias, um bloco temático estará disponível para você assistir às sessões do mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil.

Não perca esta oportunidade de ver ou rever as sessões da Brazil Water Week, que reuniram especialistas de 16 países em sessões especiais (entre 13 e 22 de outubro) e de 26 a 30 de outubro de 2020.

O segundo bloco está aberto até o dia 31 de dezembro. Assista:

Água, Esgoto e Saúde para Todos em Áreas Periurbanas

Clique aqui para assistir

Moderador(a): Ernani Ciríaco de Miranda – assessor técnico da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e secretário geral da ABES-DF

Palestrantes:

Alceu Guerios Bittencourt – Presidente Nacional da ABES 

Teófilo Carlos do Nasciemnto Monteiro – da Fiocruz

Mercedes Zevallos – da CONACCION SAC (PERU)

Sunny guidotti – UNICEF, Escritorio Regional da América Latina e Caribe – Panamá

As chamadas áreas periurbanas ocupam cada vez mais os espaços das grandes cidades, sobretudo metrópoles, localizados entre as áreas urbanas concentradas, com vias e edificações contínuas, e o limite urbano do município. São espaços marcados pela espera do desenvolvimento, que acontece a partir de novas demandas, e que, muitas vezes, encontram-se à margem dos estudos que contemplam o espaço urbano, bem como daqueles que envolvem os espaços rurais. O crescimento dessas áreas – normalmente com baixo adensamento e ocupação tanto por domicílios como também por outros tipos de instalações – expressam forte convergência de interesses, processos e conflitos socioeconômicos, territoriais e ambientais, que oneram os gastos com a necessária expansão de infraestrutura, em especial aquelas que propiciam o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a saúde para todos. É preciso fortalecer o planejamento e criar diretrizes próprias, com bases legal, institucional, econômica e técnica, capazes de propiciar o tratamento adequado destas áreas.

Comunidades Rurais e Isoladas

Clique aqui para assistir

Moderador(a): Mônica Bicalho – Coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural/ABES (MG)

Palestrantes:

Cesarina Quintana – Sanitation and Water for All (SWA) (PERU)

Juliana Garrido – World Bank (Banco Mundial) (DF)

Helder dos Santos Cortez – Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE

Telma Rocha – Fundación Avina

Carolina Torres Menezes – representando o presidente da Funasa, Giovanne Gomes da Silva. 

Muito se tem falado sobre saneamento rural e acesso de comunidades isoladas a serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, como um desafio na busca por “Água, Saneamento e Saúde para Todos até 2030 “- ODS 6. Nesta sessão, discutiremos a situação do setor e as estratégias usadas para enfrentar crises, como Pandemia COVID 19, em um momento em que LAVAR AS MÃOS é o lema para combater o vírus.
Políticas em andamento e novas iniciativas serão apresentadas, por meio da determinação e compromisso dos governos e de diferentes parceiros, para implementar ações e monitorar as melhorias percebidas na saúde e no bem-estar da população em áreas rurais e comunidades isoladas.
As propostas gerais para o sucesso das ações serão discutidas: planejamento, padrão de serviço, gerenciamento operacional; eficiência financeira; mobilização social, treinamento, entre outros.

Áreas não regulares nas grandes cidades

Clique aqui para assistir

Moderador(a): Juliana Dutra – da Deep e coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes

Palestrantes:

Renato Medicis Maranhão Pimentel – Águas de Manaus

Edgardo Martinez Echeverri – Empresas Públicas de Medellín (Colombia) (COLOMBIA)

Juliana Dutra  da Deep e coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes

Christoph Platzer – Rotaria do Brasil

Najib Lakooya  – Kampala City Council Authority

Esta sessão foca em soluções para áreas não regulares (não formalizadas) dentro de cidades e metropolitanas. Nos países desenvolvidos, a taxa de urbanização é maior do que a experimentada nos países em desenvolvimento. Como resultado, os países em desenvolvimento são caracterizados por áreas não regulares em constante expansão. Essas áreas são caracterizadas principalmente por famílias pobres, altas densidades e falta de infraestrutura de serviços básicos existentes devido à falta de arranjos habitacionais formalizados. A prestação de serviços básicos, incluindo água e saneamento, é desafiadora nessas condições. As tecnologias convencionais de água e saneamento reticulado geralmente requerem escavação. A natureza não regulamentada desses assentamentos torna essa tarefa desafiadora. Para enfrentar esse desafio do mundo em desenvolvimento, são necessárias formas inovadoras de fornecer serviços básicos de água e saneamento. Esta sessão destacará maneiras inovadoras pelas quais isso foi alcançado em todo o mundo. Ao fazer isso, ajudará a entender o papel que a inovação pode desempenhar na resolução de tais desafios e difundirá aprendizados de melhores práticas que podem ser adaptados aos contextos locais.

Financiamento em Áreas Não Regulares e Efetividade na Alocação de Recursos: como assegurar os benefícios para a sociedade?

Clique aqui para assistir

Moderador(a)Ernani Ciríaco de Miranda – assessor técnico da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e secretário geral da ABES-DF

Palestrantes:

Marcello Xavier Veiga – Sabesp

Sergio I. Campos G. – IDB (BOLIVIA)

Cláudia Caixeta Lima – Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) (CE)

Martin Gambrill – World Bank

O Grupo Temático 5 – Financiamento, alinhado ao debate sobre o acesso à água, esgotos e saúde das populações de áreas não regulares, promove, na presente sessão, a discussão sobre o financiamento de políticas inclusivas para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da população que vive em assentamentos não regulares de áreas centrais adensadas e áreas periurbanas das grandes cidades.
O debate envolve, dentre outros, aspectos do planejamento, gestão e financiamento, fundamentais para o alcance de um atendimento seguro dessas populações em condições de garantir a qualidade e a sustentabilidade técnica, ambiental, social e, sobretudo, econômico-financeira. Espera-se o debate de iniciativas que assegurem a efetividade da alocação de recursos e benefícios concretos para a sociedade.
As dificuldades impostas pela infraestrutura precária existente nestas áreas, além do desenvolvimento urbano inadequado, realizado sem planejamento, associados à situação de pobreza e de segurança púbica, dão a dimensão do enorme desafio para esta política inclusiva. São necessárias atuações que assegurem a correta interrelação com as demais políticas públicas e estimulem a participação popular, a inserção social e o trabalho socioambiental, como condição de sucesso para tais políticas.
Neste contexto, é fundamental e urgente que se assegure modelos, fontes e formas de financiamento para a construção das infraestruturas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e para o funcionamento sustentável dos serviços, capazes de vencer as barreiras que impedem o atendimento das populações que residem nestas áreas.

O desafio da universalização do saneamento no Brasil

Clique aqui para assistir

Tema 1 – Água, Esgoto e Saúde para todos

Coordenadora: Juliana Dutra (Deep)

Moderação: Mônica Bicalho, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Saneamento Rural

    • Neuri Freitas, Diretor Presidente Cagece
    • Helder Cortez, Diretor de Unidades de Negócio do Interior – Cagece
    • Jacy Prado, Presidente Águas do Mirante
    • Barjas Negri, Prefeito de Piracicaba
    • Mônica Porto, Diretora Sistemas Regionais Sabesp 

Água – Direitos Humanos e esperança

Clique aqui para assistir

Moderação: Adriano Cândido Stringhini, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp

    • Cardenal Dom Claudio Hummes Cardenal emérito de Sao Paulo. Relator general del Sínodo por la Amazonía, nuevos caminos para la Iglesia y para la ecología integral. Presidente de la Conferencia Eclesial Amazónica
    • Patricia Gualinga. Referente ambiental Líder del Pueblo Sarayaku. Miembro de la REPAM, Ecuador
    • Enrique Cresto. Administrador del Entre Nacional de obras hídricas de saneamiento
    • Gabriela Sacco. Fundadora y Directora Ejecutiva del Instituto para el dialogo global y la cultura del encuentro
    • José Luis Lingeri. Secretario General del Sindicato Gran Buenos Aires de Trabajadores de Obras Sanitarias. Presidente de la Fundación de los trabajadores sanitaristas para al formación y el desarrollo
    • Sandoval Alves Rocha. Asesor del Foro del Agua de la ciudad de Manaos Representante del servicio del Servicio Amazónico de acción social, reflexión y Educación – SARES
    • Luis Liberman. Fundador y Director General del Instituto para el diálogo global y la cultura del encuentro
    • Joao Gutenberg Coelho. Secretario Ejecutivo de la red Eclesial Panamazónica

Soluções inovadoras de saneamento para regiões complexas

Clique aqui para assistir

Tema 1 – Água, Esgoto e Saúde para todos

Coordenadora: Juliana Dutra (Deep)

Moderação: Ernani Ciriaco de Miranda e Keyla Nunes – SNS/MDR

    • Adauto Santos, consultor
    • César Augusto Rissoli, Gerente de Projetos Caesb
    • Luiz Fernando Lemos e Fabiana Valois Thiesen, Gestão de Águas em Jurerê Internacional
    • Juan Camilo Hurtado, Profesional de la Dirección Planeación Agua y Saneamiento de EPM

Modelo de Isle TAG para apoiar concessionárias de água e saneamento na adoção de tecnologias inovadoras

Clique aqui para assistir

Sessão BID

Moderação: Victor Arroyo (Isle Utilities)

    • Marcello Basani  (IBD – Interamerican Development Bank)
    • André Vizioli (Riventa)
    • Steve Barrett (Riventa)
    • Robin Bell (Inflowmatix)
    • Andrew Talkes (BrandFour)
    • Martin Guthrie (Rezatec)

 

3 Comentários em Reprises Temáticas da Brazil Water Week: segundo bloco de sessões está disponível. Assista até 31 de dezembro

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.