Últimas Notícias

Seminário de Resíduos: estudantes e profissionais do saneamento apresentam trabalhos técnicos no segundo dia do evento

Autores comentam sobre a experiência de participar do seminário.

Por Clara Zaim

O segundo dia do 14° Seminário de Nacional de Resíduos Sólidos, realizado nesta quarta-feira, 17 de março, contou com apresentações de trabalhos técnicos. O evento é promovido até esta quinta (18) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos.

Foram expostos trabalhos científicos de forma oral e em pôsteres. No total, foram 29 trabalhos orais apresentados em período integral e divididos em duas sessões.

Conheça  alguns autores dos trabalhos técnicos desta edição, que contam como foi a experiência de participar do seminário.

Jozinete dos S. da Silva, engenheira química, apresentou o trabalho técnico “Aplicação tecnológica de biomassas residuais”. A jovem considera que é de grande importância poder participar do seminário pelo reconhecimento de ter o trabalho escolhido dentre tantos que são enviados:

“É uma superação poder apresentar o trabalho em um grande evento como este. Todos os dias busco melhorar minhas apresentações por ser um pouco introspectiva. O tema deve ser discutido pois nem todos sabem tratar, descartar ou aplicar para aproveitar e gerar renda com uma visão sustentável”, afirma a engenheira que também é pesquisadora bolsista de desenvolvimento técnico industrial no Instituto Senai de Inovação em Biomassa.

Carlos Eduardo Soares Canejo Pinheiro da Cunha, Dsc. Engenharia Ambiental, professor universitário e consultor, apresentou o trabalho “Análise do Índice de Sustentabilidade Operacional de Aterros Sanitários (ISOAS) nos Aterros Sanitários de Seropédica e São Gonçalo, no ERJ, no ano de 2019”.

Para ele, o evento é uma grande oportunidade para os pesquisadores apresentarem seus trabalhos ao grande público e potencializar os mesmos. Propicia ainda a realização de debates de alto nível, levando conhecimento e informação sobre as melhores práticas e tendências de pesquisa, gestão e gerenciamento de resíduos sólidos a todos os estados brasileiros:

“A ABES é uma associação que possui muito prestígio e credibilidade dentre os profissionais e empresas da área de saneamento e meio ambiente, bem como dentre os pesquisadores e instituições de ensino públicas e privadas. É uma honra ter um trabalho aprovado para o 14° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. A possibilidade de expor um trabalho técnico para público tão seleto, tão qualificado e de forma tão abrangente é uma oportunidade ímpar para qualquer profissional e pesquisador. A partir da troca de informações propostas no evento, podem surgir diversas novas ideias, novas pesquisas, novas soluções e novos negócios, valorizando ainda mais a engenharia sanitária e ambiental do nosso país”, afirmou o participante

Kelma Nobre Vitorino, integrante da comissão de avaliação, afirma que é muito gratificante poder contribuir e elogiou a qualidade dos trabalhos recebidos.

“É gratificante contribuir para os eventos da ABES. Os trabalhos selecionados para apresentação continuam sendo muito bons, sendo a qualidade, um dos critérios verificados. A sessão dos trabalhos técnicos mostrou a participação de diversas instituições, é emocionante observar diferentes profissionais contribuindo com estudos e resultados para a melhoria da gestão de resíduos sólidos em todo o país, finalizou Kelma Vitorino, integrante da comissão de avaliação e presidente da ABES Seção SE.

Para ela, a experiência também é uma oportunidade de fazer uma autoavaliação e trazer melhorias para o setor:

“Como escrevo também artigos para congressos, vejo como uma oportunidade de fazer uma autoavaliação. Satisfatório conhecer a diversidade de temas em estudo. A ABES é uma organização conhecida pela qualidade dos seus eventos e por ser formada por técnicos de diversas áreas voltadas ao Saneamento, assim o Seminário Nacional de Resíduos Sólidos tornou-se muito importante pelo bom nível dos trabalhos apresentados, dos palestrantes e discussões importantes para a melhoria da gestão de resíduos em todo o país com a participação de gestores, empresários, professores e estudantes, dentre outros.

Tais Matsumoto, analista financeira, apresentou o trabalho “Proposição de um Modelo de Indicadores para Avaliação do Desempenho Organizacional das Cooperativas de Reciclagem”. A participante afirma que foi gratificante ter o seu trabalho reconhecido pela ABES. Para ela, o evento da entidade proporciona maior visibilidade aos projetos científicos, troca de conhecimento entre os participantes e traz melhorias para o setor.

“A minha participação no evento trouxe visibilidade ao meu trabalho e poderá trazer parcerias para melhorar ainda mais os estudos na área. Os eventos da ABES possibilitam interação, troca de conhecimento e ideias entre os participantes. Cada profissional pode desenvolver novas ideias e aumentar a eficiência do processo da cadeia do setor”, finalizou Tais Matsumoto, graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Londrina.

Josivan Cardoso, coordenador da equipe de avalição dos trabalhos técnicos, acredita que o conteúdo apresentado traz   inovação para o setor e deve ser incorporado à tomada de decisão pelos profissionais

“A ABES, vem trazer durante o Seminário, muitos trabalhos inéditos, que pela qualidade e conteúdo apresentado, seja de forma oral ou pôsteres, vem contribuir muito para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades integradas de gestão e gerenciamento de resíduos. Muita inovações e pesquisas apresentadas devem pela sua importância serem incorporadas as tomadas de decisões pelos entes do sistema, isto é produção da ciência e a ABES promove sua disseminação, diz o assessor institucional da ABES e coordenador geral dos Trabalhos Técnicos.





 

1 Comentário em Seminário de Resíduos: estudantes e profissionais do saneamento apresentam trabalhos técnicos no segundo dia do evento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.