Últimas Notícias

Seminário de Resíduos: Painel debate Responsabilidades Compartilhadas 

A discussão girou em torno dos seguintes temas: coleta seletiva, inclusão de catadores nos sistemas municipais, encerramento de lixões, logística reversa, economia circular e sistema de manifesto de transporte de resíduos. 

Por Rhayana Araújo 

Nesta quarta-feira, 17 de março, foi realizado o segundo dia do Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, promovidos pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em formato online. Como parte da programação, no período da tarde ocorreu o Painel Responsabilidades Compartilhadas, que teve como anfitriã a ABES Seção Minas Gerais.

Com a moderação de Rodrigo Oliveira, da Fral Consultoria, o painel contou a participação de seis palestrantes: Emilia Rutkowski, professora associada da Unicamp; Ana Paula da Costa Assunção, da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (MG); Heliana Kátia Campos, coordenadora nacional da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos; Fabricio Soler, do Felsberg Advogados; Flávio de Miranda Ribeiro, da UNISANTOS; e Alice Libânia Santana Dias, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam-MG).

Emilia Rutkowski, professora associada da Unicamp, foi a primeira palestrante do painel e abordou o tema: “Coleta seletiva: cenário atual e participação de associação e cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Tecnologias sociais”. Emília apresentou como são realizadas as etapas da coletiva seletiva: processo educativo, processo de comercialização e coleta porta-a-porta. Apresentando as conquistas que a prática traz, que vai desde o aumento do volume de reciclável na indústria – que é estratégico para a logística reversa, até o aumento da renda individual dos catadores. A palestrante também trouxe casos sobre a economia circular e o conceito lixo zero.

Também trouxe recomendações para a gestão de resíduos em situação da pandemia de covid-19. Emília falou sobre o Manual de Fóruns elaborado pela Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES. “Gostaríamos que o Brasil voltasse a ser uma referência em realização de fóruns por todo o país, como já foi no passado”, disse.

Ana Paula da Costa Assunção, da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (MG), apresentou o case de sucesso: “Experiências de Inclusão de catadores nos sistemas municipais”. A palestrante falou sobre o pioneirismo de Belo Horizonte sobre a inclusão dos catadores; sobre o marco legal que incluiu os catadores nos sistemas municipais; os subsídios e investimentos municipais; e sobre o cenário atual, desafios e perspectivas.

“Nós, da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, nos sentimos muito honrados por apresentarmos um pouco de nossa experiência exitosa. O pioneirismo só foi possível porque a gente já tinha uma lei municipal que permitia a relação com os catadores e, também, porque tivemos subsídios e investimos municipais, que são essenciais para que a inclusão dos catadores no sistema municipal seja possível”, afirmou.

Heliana Kátia Campos, coordenadora nacional da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos da ABES, trouxe para a discussão o tema “Encerramento de lixões”. Kátia Campos apresentou, entre outras questões, o processo de fechamento do Lixão da Estrutural (ocorrido em 2018) – até então o maior depósito de lixo a céu aberto da América Latina e o segundo maior do mundo, localizado em Brasília. Assim como o processo de construção do primeiro aterro sanitário do Distrito Federal, que foi inaugurado em janeiro de 2017. Este processo ocorreu após a publicação do Atlas Mundial dos Lixões, em 2014, em que a ISWA – International Solid Waste Association apresentou os 50 maiores lixões do Mundo.

A palestrante também apresentou o número de aterros sanitários no Brasil e constatou que o número de aterros caiu de 2013 até 2019, principalmente os operados pelos municípios.   “Antes de encerrar qualquer área de lixão, temos que saber quais são as condições que o município tem de fechar esses lixões e se eles vão continuar fechados. Precisamos conhecer os índices de sustentabilidade dos municípios, que são o engajamento do município, sustentabilidade financeira, recuperação dos resíduos coletados e o impacto ambiental. Senão, vamos construir aterros sanitários, que depois vão virar lixões e aí será um prejuízo maior ainda”, exclamou Heliana Kátia.

Fabricio Soler, do Felsberg Advogados, falou sobre o Sistema de Logística Reversa. Fabrício trouxe um histórico da aplicação do sistema no Brasil; as formas de logística reversa, estipulados pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos; resoluções sobre logísticas reversas de objetos e produtos em geral, entre outros debates sobre o tema. “A logística reversa pode ser implementada por meio de ponto de entregas voluntários, procedimentos e compra de produtos ou embalagens usadas e a atuação em parceria com cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis”, explicou.

Flávio de Miranda Ribeiro, da UNISANTOS, ministrou sua palestra com o tema “Economia Circular e gestão de resíduos sólidos”. Flávio apresentou conceitos básicos sobre a economia circular; abordou a visão dos resíduos na economia circular; e falou sobre o potencial da Política Nacional de Resíduos Sólidos em fomentar a transição.

“Será que a política de resíduos no Brasil tem a possibilidade de nos ajudar a fazer a transição para a economia circular? Sim! Por meio de um estudo preliminar que fizemos, detectamos que a lei tem uma abordagem moderna e arrojada, tem novas responsabilidades e possibilidades e também diversos instrumentos relacionados com potencial”, afirmou Flávio.

Alice Libânia Santana Dias, da Feam-MG, abordou o tema “Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR/MG”. Alice contextualizou a implementação do sistema, trazendo o histórico dos processos, e apresentou os benefícios e os desafios que o sistema traz. Pontuou, ainda, quais são os resíduos e rejeitos que estão sujeitos ao sistema de transporte em Minas Gerais, que são: os resíduos industriais, da mineração, de serviços de saúde, da construção civil, de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, dos serviços públicos de saneamento básico e de serviços de transporte.

“Por meio do sistema, é possível registrar as movimentações de resíduos e rejeitos entre geradores e destinadores, carga a carga. O sistema permite também a elaboração de relatórios gerenciais para o órgão ambiental, prefeituras e demais instituições sobre a geração, transporte e destinação de resíduos no estado”, explicou Alice.   

Sobre o evento: Esta é a 14ª edição do seminário, que tem por objetivo avaliar o cenário recente dos resíduos sólidos no Brasil, considerando a política nacional, as alterações do marco legal do saneamento, e as diretrizes internacionais para atingimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como também, compartilhar experiências exitosas, novas tecnologias e procedimentos, de modo a aperfeiçoar os serviços relacionados ao manejo dos resíduos sólidos.

Para mais informações, acesse aqui.

 

5 Comentários em Seminário de Resíduos: Painel debate Responsabilidades Compartilhadas 

  1. Great information shared.. really enjoyed reading this post thank you author for sharing this post .. appreciated

  2. Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.