Últimas Notícias

Dois livros são lançados no segundo dia do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Obras foram organizadas pelo engenheiro civil José Cláudio Junqueira Ribeiro.
 
Por Jéssica Marques
 
Dois livros foram lançados durante o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos no início da noite desta quarta-feira, 17 de março. Ambas as obras foram organizadas pelo engenheiro civil José Cláudio Junqueira Ribeiro, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
 
“Na verdade, é o relançamento de dois livros. Eu coordeno um grupo de pesquisa no Programa de Mestrado e Doutorado da Escola de Direito Dom Helder Câmara. É um programa em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, em que durante os anos de 2018, 2019 e 2020, nosso tema de pesquisa foi resíduos sólidos, tendo estes dois produtos. Além dos pesquisadores do nosso grupo de pesquisa, nós contamos também com o trabalhos do pessoal do mestrado e doutorado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e também do programa de Desenvolvimento do Meio Ambiente e Avaliação de Impactos da Universidade Federal de Ouro Preto”, afirmou o autor.
 
Um dos títulos lançados é “Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos – Um panorama em Minas Gerais”. A obra tem como objetivo contribuir para o melhor conhecimento da realidade dos resíduos sólidos em Minas Gerais, servindo de base para novos estudos e pesquisas. O título também visa auxiliar gestores públicos e privados no gerenciamento adequado dos resíduos sólidos sob sua responsabilidade.
O engenheiro também lançou o livro “Logística Reversa: Um Desafio Para Gestão de Resíduos Sólidos”. A publicação apresenta um panorama da prática da Logística Reversa no Brasil e no Estado de Minas Gerais, com capítulos específicos para as embalagens em geral, pneus, pilhas e baterias, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas, eletroeletrônicos, medicamentos e agrotóxicos e suas embalagens. O livro também detalha sanções aplicáveis pelo descumprimento da norma legal e reúne pesquisadores da Dom Helder, UFMG e Fundação Ezequiel Dias – FUNED.
 
 
José Cláudio Junqueira Ribeiro possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Engenharia Sanitária pela Escola de Engenharia da UFMG, mestrado em Genie Sanitaire Et Urbanisme pela Ecole Nationale de La Sante Publique, Rennes, França e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais.
 

1 Comentário em Dois livros são lançados no segundo dia do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.