Últimas Notícias

Seminário de Resíduos tem lançamento de livro sobre a saúde dos trabalhadores envolvidos com resíduos de serviços de saúde

A obra é de autoria de Marcos Paulo Gomes Mol, doutor e mestre em Saneamento e Meio Ambiente. 

Por Clara Zaim

Nesta quinta-feira, 18 de março, o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, promoveu o lançamento do livro “Um olhar sobre a coleta de resíduos de serviços de saúde e os riscos de infecção pelas hepatites B e C associados”.  A obra é de autoria de Marcos Paulo Gomes Mol, doutor e mestre em Saneamento e Meio Ambiente.

A transmissão foi apresentada por Geraldo Reichert, membro da ABES-RS e DMLU de Porto Alegre.

A obra relata os perigos biológicos, químicos e físicos à saúde dos trabalhadores envolvidos com a coleta, transporte e armazenamento de resíduos de serviços de saúde (RSS), no estado de Minas Gerais. As características e o manuseio desses resíduos podem causar a disseminação de infecção pelos vírus das hepatites B e C.

Durante o lançamento, o autor contou como foi o processo de elaboração da publicação, que reuniu revisão da literatura, meta-análise, estudo epidemiológico e transversal, além entrevistas com grupos focais para analisar a saúde destes trabalhadores.


“Fizemos busca na literatura, meta-análise, revisão sistêmica, entre outras metodologias para a elaboração da obra. Conhecemos a realidade desses trabalhadores por meio de estudos e organização de grupos focais. Nos grupos focais, fizemos entrevistas e coletamos dados, inclusive biológicos, de mais 400 trabalhadores. Um dos maiores riscos para eles é a coleta e segregação inadequada dos resíduos. É uma realidade que precisa ser mudada”, finalizou o autor, que também é pesquisador da FUNED (Fundação Ezequiel Dias – MG), entidade que busca soluções em saúde para o fortalecimento do SUS.

A obra está disponível para venda no site da editora Paco (clique aqui).

 

 

1 Comentário em Seminário de Resíduos tem lançamento de livro sobre a saúde dos trabalhadores envolvidos com resíduos de serviços de saúde

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.