Últimas Notícias

Entrevista: “Um grande desafio”, afirma Samanta Souza após assumir coordenação do Comitê Nacional da Qualidade ABES

Ex-coordenadora da CT da ABES de Prestação de Serviços, profissional assume novos desafios à frente do CNQA, como a coordenação do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS).

Por Murillo Campos 

Inovação, inclusão e qualidade de vida são alguns dos focos da nova coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade ABES (CNQA), Samanta I. S. Tavares de Souza. Ela deixa a coordenadoria da CT de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes da ABES – cargo ocupado agora por Juliana Dutra – e passa a comandar a comissão responsável pelo Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), considerado o “Oscar do Saneamento”.

“Foi um prazer imenso receber o convite para coordenar o Comitê Nacional da Qualidade ABES, que já vinha sendo muito bem conduzido pela ex-coordenadora Rosana Dias e toda sua equipe”, afirma Samanta. “É um grande desafio por conta de o CNQA ter como produto o PNQS, que há mais de 20 anos possibilita às empresas evoluírem seus modelos de gestão, levando água, coleta e tratamento de esgoto e mais qualidade de vida à população”, considera.

A nova coordenadora adianta que entre as novidades para o Ciclo 2021 do PNQS está a inclusão da categoria “Gestão Ativos”, lançada pela gestão anterior, bem como o desenvolvimento de novas ações para a premiação.
“Vamos conversar com todos os nossos associados, tanto do setor público quanto do privado, para capturar suas necessidades e expectativas e, assim, desenhar novos produtos do CNQA na linha do ISG e de outros assuntos latentes do mercado de saneamento”, revela.

Enquanto estava à frente da CT de Prestação de Serviços, Samanta foi uma das responsáveis pela coordenação do Selo de Qualidade aos Fornecedores da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental (SQFSA) em parceria com o CNQA.

Ela explica que a iniciativa foi muito importante para incluir o fornecedor da cadeia produtiva dentro do modelo de gestão, o que contribuiu para o reconhecimento de cases de excelência, embora ainda haja desafios pela frente.

“Temos um caminho longo a percorrer no intuito de potencializar a atuação deles. Vamos agora em parceria com a Câmara Técnica buscar novas formas e assuntos que possam incentivá-los”, ressalta.

As mudanças do novo marco regulatório e o impacto da pandemia da covid-19 no saneamento também farão parte das discussões do Comitê da Qualidade. O intuito é reunir esforços e traçar estratégias que possam agregar ao avanço do setor. “O PNQS vai buscar a colaboração de todas as empresas para potencializar a universalização dos serviços, já dentro de um cenário diferente daquele de 2019”, diz Samanta.

A coordenadora conta que espera deixar como legado de sua atuação no CNQA a busca pela inovação e a ampliação de organizações no modelo de gestão em prol do bem-estar e saúde da população.

“Espero contribuir muito na inovação dos modelos em conjunto com meus parceiros e consultores. Que possamos mergulhar no modelo de gestão e fazer uma renovação dele a fim de absorvermos mais prestadores de serviços e concessionárias para adoção dos modelos de excelência. Assim, esperamos cumprir o nosso propósito de levar mais qualidade de vida a todos”, completa.

4 Comentários em Entrevista: “Um grande desafio”, afirma Samanta Souza após assumir coordenação do Comitê Nacional da Qualidade ABES

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.