Últimas Notícias

ABES Conecta: em segunda roda de conversa, mulheres do saneamento comentam experiências no setor

Encontro online foi realizado pela Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento e reuniu presidentes e vice-presidentes de seções estaduais da entidade para abordar o tema.

Por Clara Zaim

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Comunicação no Saneamento, realizou nesta quarta, 24 de março, a segunda Roda de Conversa Mulheres no Saneamento.

Na ocasião, foi abordado o papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação”, sob moderação de Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para a Região Nordeste.

Participaram Ana Catarina Azevedo Lopes, presidente da ABES-AL, Edumar Coelho, presidente da ABES-ES; Elaine A. Silva, vice-presidente da ABES-PI; Jussara Kalil, presidente da ABES-RS, Kelma M. Vitorino, vice-presidente da ABES-SE; Maeli Estela Borges, vice-presidente da ABES-MG, Maria Geny F. Farias, presidente da ABES-RN, e Marisa Pignataro de Sant´Anna, presidente da ABES-GO. 

Na abertura do evento, Vanessa Britto apresentou uma homenagem póstuma à Sara Suely Attílio Caparossi, que foi presidente da ABES Seção Mato Grosso.

Em seguida, a convidadas contaram suas experiências nas diversas áreas do saneamento em que atuam.

Ana Catarina Azevedo Lopes, presidente da ABES-AL, contou sobre a sua participação na criação da política estadual e municipal do saneamento de seu estado e na criação da lei nacional dos resíduos sólidos.

 

A presidente da ABES-ES, Edumar Coelho, falou sobre a sua experiência no saneamento rural e a sua migração para o setor de ensino. A engenheira foi a primeira mulher a integrar o departamento do curso de engenharia na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), onde atua como professora universitária.

Elaine A. Silva, vice-presidente da ABES-PI, comentou acerca de sua atuação como professora universitária e pesquisadora nos cursos de engenharia e arquitetura, nos quais leciona disciplinas da área ambiental. Para ela, o saneamento pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a mulher, além do conhecimento científico e técnico possui uma sensibilidade maior para atuar no mercado de trabalho e nas atividades do dia a dia.

 

Jussara Kalil, presidente da ABES-RS, narrou sobre a sua atuação na METROPLAN (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional de Porto Alegre) na área de gerenciamento de resíduos sólidos. A engenheira ainda afirmou que a ABES abriu muitas portas para que ela se desenvolvesse ainda mais em diversas discussões referentes ao saneamento e permitiu que conhecesse mulheres que buscam a melhoria do setor.

A vice-presidente da ABES-SE, Kelma M. Vitorino, destacou a implantação de cursos de capacitação para educação ambiental na Escola Agrotécnica Senhor do Bonfim, localizada no estado da Bahia (hoje, uma unidade de ensino do IF Baiano).

 

Maeli Estela Borges, vice-presidente da ABES-MG, discorreu sobre a sua experiência na SLU-BH (Superintendência de Limpeza Urbana – MG). A engenheira coordenou a implantação do primeiro aterro sanitário e a primeira usina de compostagem de Belo Horizonte.

A presidente da ABES-RN, Maria Geny F. Farias, contou sua trajetória na CAERN. Ela foi a primeira engenheira a atuar na empresa. Ela lembrou as dificuldades pelas quais passou até conseguir conquistar cargos de chefia.

Marisa Pignataro de Sant´Anna, presidente da ABES-GO, contou que seu pai foi seu maior incentivador para estudar engenharia. A engenheira falou sobre sua experiência na Saneago quando foi convidada para trabalhar na Gerência de Tratamento de Esgoto da Região Metropolitana de Goiás. Ela chegou a coordenar e gerenciar uma equipe com 60 pessoas. 

Se você deseja assistir ou rever os depoimentos completos, acesse AQUI.

Roda de Conversa Mulheres no Saneamento – webinar 1

Para assistir o primeiro webinar “O papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação”, clique aqui.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

1 Comentário em ABES Conecta: em segunda roda de conversa, mulheres do saneamento comentam experiências no setor

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.