Últimas Notícias

ABES Conecta/Especial Semana da Água: webinar debate recursos hídricos subterrâneos

Realizado pela ABES-SP Subseção Litoral, o tema foi voltado para a Baixada Santista e Vale do Ribeira. 

Por Rhayana Araújo 

Na manhã desta quinta-feira, 25 de março, foi realizado o webinar com o tema “Recursos Hídricos Subterrâneos na Baixada Santista e Vale do Ribeira”, idealizado pela Subseção Litoral da ABES São Paulo. O debate foi transmitido por meio do canal do YouTube da ABES.

O webinar faz parte da programação especial da Semana Mundial da Água, em alusão ao Dia da Água – comemorado em 22 de março.  Com a presença de diversos especialistas, os encontros online começaram na segunda-feira (22), e seguem até esta sexta-feira (26).

Com a apresentação de Fábio Severo, membro do Conselho da ABES-SP, e mediação de Mário Benetati Filho, diretor da Subseção Litoral da ABES-SP, o webinar contou com as palestras de Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Seção, e de João Carlos Simanke de Souza, doutor em Hidrogeologia e consultor.

 

Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Seção, apresentou um breve panorama de abastecimento de captação de águas subterrâneas no Brasil e, mais especificamente, na região litorânea do Estado de São Paulo. O palestrante pontuou elementos do Atlas de Abastecimento Urbano de Água, elaborado pela ANA – e que atualmente está em processo de atualização. O especialista também falou sobre os desafios para a segurança hídrica no litoral paulista, citando, por exemplo, o aumento da oferta – como novas fontes de suprimento hídrico (subterrâneo, dessalinização, água da chuva e reuso da água).

O palestrante João Carlos Simanke de Souza, doutor em Hidrogeologia e consultor, apresentou um Relatório de Situação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista e da Região do Vale da Ribeira. João Simanke falou, ainda, sobre o novo marco regulatório do setor de saneamento, citando as sete leis que foram atualizadas. João apresentou, em primeira mão, uma cartilha sobre o funcionamento dos poços subterrâneos, lançada neste mês de março de 2021 pela ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, em parceria com o CEPAS – Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo.

O webinar está disponível no YouTube. Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

1 Comentário em ABES Conecta/Especial Semana da Água: webinar debate recursos hídricos subterrâneos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.