Últimas Notícias

ABES promove final do desafio de inovação no saneamento. Conheça os vencedores

Em manhã de inovação, Pitch com diversas startups exibiu projetos relacionados aos temas de eficiência operacional, soluções para comunidades isoladas e soluções de resíduos sólidos e eficiência energética.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoveu nesta quinta-feira, 25 de março, a final do do Desafio de Inovação no Saneamento – Open Spot ABES. A iniciativa promovida em parceria com a Infra Cast e Infra Women Brazil, com objetivo de apoiar e acelerar o desenvolvimento do segmento nos âmbitos técnico-científico, político-institucional e de gestão.

Conheça os vencedores: 

Categoria Eficiência Operacional: Smart Acqua
Categoria Soluções Isoladas: Eisenia
Categoria Eficiência Energética: Fluxus
Categoria Residuos: GreenPlat

Cada vencedor ganhou R$ 20 mil e um possível teste em concessionárias e eventual financiamento pelos investidores participantes do projeto. 

Escolhidos para Aprofundamento de Estudos:

Eisenia – Sabesp e Corsan
Essencial – Sabesp e Corsan
GreenPlat – Sabesp
Smartacqua – Corsan
Galax.ia – Corsan
Bluetech – Corsan
Upflow – Corsan

Parabéns a todos os participantes!!

Veja como foram as apresentações dos finalistas

O evento online foi aberto pela coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade ABES (CNQA), Samanta Souza, e contou com a moderação de Karla Bertocco, coordenadora de saneamento da Infra Women Brazil.

Em seguida, cada finalista teve cinco minutos para apresentar sua proposta à comissão avaliadora. Os projetos foram divididos nos seguintes temas: “Eficiência Operacional”, “Soluções para comunidades isoladas” e “Soluções de Resíduos Sólidos e Eficiência Energética”.

Na primeira parte, apresentaram-se as startups Acqualogic, Bluetech, Galax.ia, Smartacqua e Upflow, exibindo ideias relacionadas ao tema “Eficiência Operacional”.

O júri deste bloco foi composto por Hélio Castro, especialista em saneamento e ex-diretor-presidente da Arsesp; Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética; Klaus Paz, gestor de Inovação na Aegea Saneamento; Augusto Bezana, especialista em saneamento; e, Paulo Cândido, analista da área de tecnologia da Sabesp.

Na segunda etapa, apresentaram-se as startups Canteiro, Eisenia, Essencial, GEAPS e PW Tech, com propostas relacionadas ao tema “Soluções para comunidades isoladas”.

A comissão avaliadora deste bloco contou com a participação de Adriano Stringhini, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp; Jeferson Scheibler, assessor da Diretoria Comercial, de Inovação e Relacionamento na Corsan; Tomaz Kipnis, coordenador de Soluções do Instituto Água e Saneamento; Juliana Dutra, diretora da Deep; e, Eduardo Azevedo, especialista em inovação no setor público.

No último bloco, apresentaram-se as startups Fluxus, GreenPlatform, Óleoponto e RAN Sustentabilidade, com projetos relacionados ao tema “Eficiência Energética e Gestão de Resíduos”.

A banca julgadora foi formada por Roseane Souza, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos; Ricardo Assumpção, CEO da Grape ESG; Pierre Siqueira, coordenador da Câmara Temática da ABES de Inovação e Tecnologia da Informação; e, Nilton Seuaciuc, diretor da Vita Ambiental.

Clique aqui e assista as apresentações completas das startups.

O Open Spot ABES conta com o apoio da AEGEA, Sabesp, Suez, BRK, Vita, Effico e Câmaras Temáticas da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes e de Tecnologia da Informação e Inovação.

4 Comentários em ABES promove final do desafio de inovação no saneamento. Conheça os vencedores

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.