Últimas Notícias

Campanha nacional da ABES “Brasil, te quero livre de lixão” é lançada 

Evento foi realizado de forma virtual nesta segunda-feira, 14 de junho, com participação do presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, além de especialistas do Brasil e de outros países da América Latina.

Por Jéssica Marques

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – ABES lançou nesta segunda-feira, 14 de junho, a Campanha “Brasil te quero livre de lixão”. A iniciativa é uma realização das Câmaras Temáticas de Resíduos Sólidos e de Comunicação no Saneamento da entidade. O evento de lançamento contou a presença de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, além de especialistas do setor de saneamento do Brasil e de outros países da América Latina.

O evento de lançamento foi realizado por meio do programa ABES Conecta e transmitido ao vivo pelo canal da Associação no YouTube. Clique aqui para assistir.

O objetivo da campanha é aperfeiçoar a gestão dos resíduos sólidos no Brasil para a consequente melhoria do setor de saneamento básico no âmbito do município. 

Na ocasião, o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, afirmou que acabar com os lixões é uma conquista civilizatória que deve ser alcançada com o esforço de todos, inclusive da sociedade. 

“A ABES tem tido um papel grande na discussão e na divulgação dessa luta, para que a gente venha a ter os resíduos minimizados, dispostos e tratados adequadamente, e as pessoas que vivem na economia da gestão de resíduos, como os catadores, adequadamente incorporados no processo de qualidade em que a gente supere a realidade dos lixões e das agressões ambientais e humanas”, ressaltou Alceu. 

Participou da abertura também Esteban Leigue, presidente da Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental – AIDIS. “Agora a ABES nos apresenta a reflexão para desafiar o saneamento a nível universal.  Possivelmente, isso será refletido em outros países. Como presidente da AIDIS, estou orgulhoso de ter a ABES como um dos principais capítulos dentro da AIDIS e podermos seguir trabalhando juntos”, disse. 

Por sua vez, Jamaci Avelino do Nascimento, coordenador de articulação institucional da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, representou o secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão. 

“Gostaria de reproduzir as palavras do nosso secretário ao receber esse convite. Ele se sentiu extremamente enaltecido por essa oportunidade trazida ao MDR de participar da abertura dessa campanha”, afirmou. “O MDR, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento, incorpora, a partir desse momento, a essa campanha tão importante para o setor de resíduos sólidos”. 

Além disso, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, frisou que agora que a campanha está lançada, o envolvimento é de todos. 

“Em cada estado, a nossa Associação é ímpar e plural. Cada coordenador regional traz sua vivência e seu conhecimento. Quando a gente pensou nessa campanha, a gente tinha certeza do envolvimento de todos e temos a certeza de que cada estado vai fazer sua campanha com a diretriz da diretoria nacional, mas com a personalidade da região”, disse Roseane. 

O lançamento teve a moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. Participaram também Geovanis Arrieta Bernate, diretor Internacional da Divisão de Resíduos Sólidos – DIRSA – AIDIS; Paulo Daroz, representando a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA; Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES; Haydee Aguadé, diretora dos Dias Interamericanos DIAIRE – DIADESOL y DIA A – AIDIS; Mirna Argueta, vice-presidente técnica da AIDIS; Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora da Comunicação da Câmara Temática de Resíduos da ABES; Flávia Burmeister, coordenadora da Região Sul da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES; Júlio Cesar Pinho Mattos, coordenador da Região; Marjoly Shinzato, coordenadora da Região Centro-Oeste; Emília Wanda Rutkowski, coordenadora da Região Sudeste; e Bárbara Virgínia Cavalcanti, coordenadora da Região Nordeste. 

A campanha Brasil, te quero livre de lixão tem como objetivos: 

– Mobilizar toda a sociedade sobre os riscos da gestão inadequada dos resíduos sólidos e para o encerramento dos lixões ainda existentes no Brasil, incluindo os catadores como prestadores de serviços públicos; 

– Promover a reflexão e ação para a gestão de resíduos sólidos, a fim de garantir a higiene, saúde e habitat limpo e saudável, contribuem para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, região e Estado; 

– Sensibilizar a sociedade acerca da importância de manter a limpeza de nossas casas, cidades, lugares de recreação e espaços públicos, não somente para prevenir doenças, como também evitar enchentes, o que é fundamental para promover o desenvolvimento sustentável e o saneamento seguro. 

Veja como você pode divulgar a campanha nas redes sociais
Para se engajar na campanha e divulgá-la em suas redes sociais é simples: basta acessar este link e subir uma foto sua como mostra a orientação. Aí é só salvar esta foto subir nos seus perfis nas redes. Assim você estimula seus amigos a apoiar a campanha.

 

4 Comentários em Campanha nacional da ABES “Brasil, te quero livre de lixão” é lançada 

  1. cnc machining steel china
    CNC metal refers to the process of using computer numerical control (CNC) machines to fabricate metal parts and products. CNC machines use computer programs to control the movement and operation of cutting or shaping tools, allowing for precise and efficient manufacturing of metal components.

    CNC metal machining can be used for various applications, including but not limited to:

    Milling: CNC milling machines remove material from a metal workpiece using rotating cutting tools to create complex shapes and features.

    Turning: CNC turning machines rotate a metal workpiece while cutting tools shape the material to create cylindrical components like shafts and rods.

    Drilling: CNC drilling machines create precise holes in metal parts, either through a single point or multiple points.

    Grinding: CNC grinding machines use abrasive wheels to remove excess material or refine the surface finish of metal parts.

    Laser cutting: CNC laser cutting machines use high-powered lasers to cut through metal sheets to create intricate shapes and patterns.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.