Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas comentam aprovação da 1ª norma de referência da ANA, que visa contribuir com o fim dos lixões

Webinar gratuito foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Sociologia e Política – Escola de Humanidades e MBA Saneamento Ambiental.

Por Murillo Campos 

Especialistas debateram nesta terça-feira, 22 de junho, a aprovação da 1ª norma de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que trata sobre o regime, estrutura e os parâmetros da cobrança pela prestação do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, em webinar gratuito promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Sociologia e Política – Escola de Humanidades e MBA Saneamento Ambiental.

O objetivo da medida, em vigência desde 15 de junho, é contribuir para o fim dos lixões no Brasil por meio da sustentabilidade econômico-financeira dos serviços de manejo de resíduos sólidos, através de instrumentos de cobrança que garantam a prestação do serviço.

A discussão contou com a participação de Wladimir Antonio Ribeiro, advogado do escritório Manesco Advocacia, Elcires Pimenta, coordenador técnico e professor do MBA Saneamento Ambiental, Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora de Comunicação da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e Luciana Pranzetti Barreira, pesquisadora e professora da Sociologia e Política – Escola de Humanidades.

A apresentação do evento foi feita por Roseane Souza, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, com a moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES. Para conferir o evento na íntegra, clique aqui e assista em nosso canal no YouTube.  

Campanha ABES “Brasil, te quero livre de lixão”

Neste mês de junho, a ABES começou uma campanha nacional com o intuito de aperfeiçoar a gestão dos resíduos sólidos no Brasil para a consequente melhoria do setor de saneamento básico no âmbito do município. A campanha tem os seguintes objetivos:

– Mobilizar toda a sociedade sobre os riscos da gestão inadequada dos resíduos sólidos e para o encerramento dos lixões ainda existentes no Brasil, incluindo os catadores como prestadores de serviços públicos;

– Promover a reflexão e ação para a gestão de resíduos sólidos, afim de garantir a higiene, saúde e habitat limpo e saudável, contribuem para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, região e Estado;

– Sensibilizar a sociedade acerca da importância de manter a limpeza de nossas casas, cidades, lugares de recreação e espaços públicos, não somente para prevenir doenças, como também evitar enchentes, o que é fundamental para promover o desenvolvimento sustentável e o saneamento seguro. Clique aqui e veja como abraçar a campanha.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 250 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

5 Comentários em ABES Conecta: especialistas comentam aprovação da 1ª norma de referência da ANA, que visa contribuir com o fim dos lixões

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.