Últimas Notícias

“Brasil, te quero livre de lixão”: Uniabes lança Programa Nacional de Capacitação EAD em Resíduos Sólidos Urbanos

Três novos cursos da Universidade ABES, a maior plataforma de ensino a distância para o saneamento ambiental no Brasil, já iniciam no dia 8 de julho. Associados da entidade têm 30% de desconto.

Por Rhayana Araújo 

Nesta sexta-feira, 2 de julho, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos e da Uniabes, realizou o lançamento online do Programa Nacional de Capacitação EAD em Resíduos Sólidos Urbanos”. Integrando a campanha “Brasil te quero livre de lixão”, o evento contou com a presença do presidente nacional da entidade, Alceu Guérios Bittencourt, que fez a abertura dos debates, além de outros especialistas de renome do setor. 

A ABES elaborou o programa com 22 cursos, abordando todas as áreas de gestão integrada dos resíduos sólidos, considerando a necessidade de apoio aos municípios brasileiros que têm a necessidade de planejar, implantar e operar os serviços de manejos dos resíduos sólidos, garantindo uma sustentabilidade técnica, operacional, econômica, financeira, ambiental e social no setor de saneamento. Três desses 22 cursos iniciam na próxima quinta-feira, 8 de julho. O programa faz parte da UNIABES, a maior plataforma de cursos EAD para o saneamento Ambiental.

O webinar teve a apresentação de Kátia Campos, coordenadora de Comunicação da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, e moderação de Andrea Portugal, diretora da ABES-DF.

Para debater sobre o tema, o evento contou com os debatedores: Oscar Cordeiro, diretor de Regulação da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Rogério Rodrigues da Silva, presidente nacional da ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais; Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides, vice-presidente pela Região Centro-oeste da ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação; Marcelo Marcondes, diretor de Gestão Ambiental da ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente; e Aparecido Hojaiji, presidente da ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento.

O presidente nacional da ABES, Alcéu Guérios Bittencourt, começou seu discurso afirmando que a associação tem uma tradição em toda sua história em realizar capacitações em todos os seguimentos do saneamento. “E agora, focando na gestão integrada de resíduos sólidos, em que nossa câmara temática fez um esforço especial para estruturar esse programa de capacitação, que é muito ambicioso e amplo e responde ao momento que estamos vivendo. Momento este de transformação, de nova base legal para prestação de serviços, que renovou os desafios. Nós estamos mobilizando todas as discussões que decorrem do novo marco legal do saneamento”, afirmou Alceu.

 

A apresentadora do webinar, Kátia Campos, informou que para executar o programa de capacitação, a ABES contou com a participação de 55 grandes especialistas do setor para a elaboração dos conteúdos. São profissionais de destaque tanto na academia, quanto nos setores púbicos e privados. “Para cada curso, procuramos mesclar um professor da academia e um professor da vida profissional, tanto do setor público, quanto do privado. A ABES agradece a cada um desses profissionais que estão trabalhando juntos para viabilizar este programa nacional”, enfatizou Kátia.

Os primeiros cursos do programa buscam, sobretudo, atender as exigências do novo marco legal do saneamento, a lei 14.026/2020, que define pela obrigatoriedade da cobrança dos serviços de manejo de resíduos sólidos, além de estabelecer que os municípios têm a obrigação de preencher os dados de informações sobre saneamento e devem trabalhar de forma regionalizada. “Exatamente em função do que determina essa lei, os primeiros 3 cursos que a ABES está oferecendo são: Gestão dos Resíduos Sólidos, Regionalização e Cobrança”, afirmou Kátia Campos.

Os associados ABES têm 30% de desconto em todos os cursos da UNIABES. Confiram todos eles acessando AQUI.

Para acessar o webinar completo de lançamento do “Programa Nacional de Capacitação EAD em Resíduos Sólidos Urbanos”, clique aqui.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 250 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

7 Comentários em “Brasil, te quero livre de lixão”: Uniabes lança Programa Nacional de Capacitação EAD em Resíduos Sólidos Urbanos

  1. Thank you, I have just been searching for info about this subject for a long time and yours is the best I’ve came upon so
    far. However, what about the conclusion? Are you certain concerning the supply?

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.