Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar discute a importância do mercado livre de energia para as empresas de saneamento

Evento foi realizado pela ABES-RS, em parceria com as Câmaras de Gestão de Perdas e Eficiência Energética nacional e do RS. 

Por Rhayana Araújo

Na manhã desta terça-feira, 13 de julho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul, em parceria com as CTs de Gestão de Perdas e Eficiência Energética nacional e do RS, realizou o webinar com o tema “A importância do Mercado Livre de Energia para as Empresas de Saneamento”. O evento também contou com apoio institucional da Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento.

O webinar foi realizado com o objetivo de realizar um debate com profissionais de alto conhecimento e experiência para esclarecer sobre o assunto e apontar as vantagens às empresas de saneamento estaduais, municipais e privadas, ao ingressar nesta modalidade de contratação.

Com moderação de Ricardo Röver, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES Nacional, o debate contou com a participação de Alberto Fossa, diretor da Associação Brasileira de Conformidade e Eficiência de Instalação – ABRINSTAL; Frederico Boschin, advogado e diretor da Noale Energia e representante do Sindienergia; Jeremias Wolff, diretor da Electric Gestão de energia; e Marcio de Aguiar Gomes, engenheiro eletricista da Corsan.

Alberto Fossa fez um panorama inicial dos debates, contextualizando a situação da energia no país, com uma perspectiva internacional. “Energia nunca foi tão importante no mundo como tem sido nos últimos tempos, a temática de energia está intrinsicamente vinculada às questões ambientais. Há um movimento internacional muito amplo com relação aos debates das mudanças climáticas e há uma estreita relação entre o tipo de energia que estamos utilizando, as fontes energéticas e os propósitos energéticos dos mais diversos setores com relação a essa preocupação de sustentabilidade. E isso tem gerado a necessidade de tratarmos a energia de uma forma muito mais dinâmica do que estávamos acostumados a tratar”, afirmou.

Frederico Boschin expôs sua visão sobre o mercado livre de energia. Em sua visão, este modelo traz uma expansão do parque gerador e é um ponto estratégico de modernização do setor. “O Brasil foi fundamentalmente baseado em empresas estatais e gerações centralizadas em modelo hídrico de muitos anos e isso expandiu nossa matriz energética durante talvez 80 anos e esse modelo encontrou um exaurimento”, declarou.

Jeremias Wolff reforçou que é importante debater mercado livre para as empresas de saneamento. “Mercado livre é uma decisão de longo prazo, que deve ser tomada com bastante cautela, agora mais ainda com a entrada de encargos, pois a base vai aumentar. Precisamos estudar as alternativas, pois vamos viver um momento breve de mudanças profundas até no jeito de sermos tarifados. Já estamos vivendo uma matriz muito plural, o setor eólico é bastante desenvolvido no Nordeste e nós vivemos uma ampliação bem considerável”, afirmou.

Marcio de Aguiar Gomes trouxe a experiência da Corsan em adentrar o mercado livre de energia, apresentando as dificuldades durante o processo de migração e os resultados positivos obtidos. Marcio pontuou todos os processos executados pela companhia, como a verificação de viabilidade, contratação de Gestora, estudo detalhado e possíveis ganhos, definição de estratégia, adequação das medições, denúncia dos contratos ACR – Ambiente de Contratação Regulada, contratação de energia e gestão pós-migração.  “Um ponto importantíssimo é a denúncia dos contratos ACR, pois é preciso informar a distribuidora atual sobre o encerramento do contrato no ACR com 180 dias de antecedência, para que não haja multas”, alertou.

Para assistir ao debate completo, clique aqui

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 250 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão institucional da ABES. 

 

 

3 Comentários em ABES Conecta: webinar discute a importância do mercado livre de energia para as empresas de saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.