Últimas Notícias

MBA Saneamento Ambiental: estudos sobre gestão de ativos dominam apresentações do 4º encontro do Road Show de TCCs

Disponibilizados em Sumário Executivo, projetos acadêmicos englobam práticas e soluções para os desafios do setor de saneamento ambiental no país.

Por Murillo Campos

O MBA Saneamento Ambiental promoveu o quarto encontro do Road Show dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), disponibilizados em Sumário Executivo, nesta quinta-feira, 15 de julho. Na oportunidade, foram apresentados quatro projetos acadêmicos relacionados à temática de gestão de ativos, englobando práticas e estudos de caso para aperfeiçoar os serviços de saneamento.

Iniciativa exclusiva do MBA em parceria com a Sabesp e a Universidade Empresarial Sabesp, o evento online foi apresentado por Rafael Castilho, coordenador administrativo do curso, e contou com a participação de Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA, que elogiou a qualidade dos trabalhos e a aplicabilidade deles no atual contexto do setor.

Os primeiros projetos apresentados no dia foram: “A contribuição da Gestão de Ativos na elaboração e implementação dos Planos Municipais de Saneamento, de Gabriel Minoru Calvacante Yoshida; e Como a estruturação de processos organizacionais pode ajudar a Sabesp a prover softwares e suporte em tecnologia da informação demandados pela inovação”, de Paula de Araújo.

Na sequência, foram exibidas as pesquisas “Ativos e alienação de imóveis em ambiente regulatório: um estudo de caso no setor de saneamento básico”, de Rodrigo Antonio Dias; e “Gerenciamento de ativos de infraestrutura de saneamento: um estudo de caso Sabesp – Unidade de Negócio Oeste”, de Valdinei Mardegan dos Santos.

Os estudos e os vídeos das defesas estão disponíveis na Área de Estudos e Pesquisas.

O próximo e último encontro do Road Show acontecerá no dia 22 de julho (quinta-feira), a partir das 9h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom. O link de acesso à sala pode ser conferido AQUI. Confira a programação completa das próximas pesquisas que serão apresentadas e participe!

Ao todo, foram programados vinte e cinco dos cinquenta e dois projetos acadêmicos constantes do Sumário Executivo. Os trabalhos estão distribuídos nas temáticas de regulação, esgotamento sanitário, saúde pública, resíduos sólidos, gestão de ativos, governança e abastecimento de água.

Para receber o Sumário Executivo gratuitamente, basta preencher o formulário disponível AQUI. 

O MBA Saneamento Ambiental é uma parceria da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, por meio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais e Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, com a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e a UNIABES.

1 Comentário em MBA Saneamento Ambiental: estudos sobre gestão de ativos dominam apresentações do 4º encontro do Road Show de TCCs

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.