Últimas Notícias

Brasil, te quero livre de lixão: especialistas discutem experiências e desafios no Norte e Nordeste do país em webinar do ABES Conecta

Encontro online foi realizado pela Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos – Regional Norte está disponível no canal da Associação no YouTube.

Por Clara Zaim

Em meio à campanha ‘Brasil, te quero livre de lixão, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da Câmara Temática de Resíduos Sólidos – Regional Norte promoveu nesta quarta-feira, 28 de julho, o webinar “Experiências e desafios na erradicação dos lixões nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”.

Realizado no ABES Conecta, o debate com a presença de especialistas no tema está disponível no canal da Associação no YouTube. Para assistir à transmissão completa, clique aqui.

A abertura do evento foi realizada pela engenheira Roseane Maria Garcia Lopes, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Julio Cesar Pinho Mattos, coordenador da Câmara na Região Norte, moderou o debate.

Os convidados para a discussão foram: José Fernando Thomé Jucá, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Pesquisador do CNPQ, Rita de Cássia Nogueira Lima, procuradora de Justiça no Ministério Público do Estado do Acre, coordenadora Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (CAOP-MAPHU), e Haroldo Costa Bezerra, integrante da Coordenação Regional Norte da ABES e professor universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA).

José Fernando Thomé Juca apresentou uma análise sobre a destinação final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Ele considera que alguns dos pontos relevantes para a discussão são as ações do governo, os aspectos técnicos e a legislação pertinente.

Rita de Cassia Nogueira Lima, procuradora de justiça do Ministério Público do Estado do Acre, dividiu a apresentação com Vângela do Nascimento, que atua no CAOP-MAPHU. As palestrantes abordaram o Programa Cidades Saneadas, coordenado pelo MP-AC, que visa à implementação no estado das leis nacionais de saneamento básico e de resíduos sólidos.

Já Haroldo Costa Bezerra falou sobre a campanha “Brasil, te quero livre de lixão”. Ele reforçou o objetivo da iniciativa, que é aperfeiçoar a gestão dos resíduos sólidos e mobilizar a sociedade. Entre os pontos destacados em sua palestra, Haroldo discorreu sobre a importância da campanha para a região Norte, situação dos resíduos, do Ranking ABES da Universalização do Saneamento e da sustentabilidade dos serviços de limpeza urbana.

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 275 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: