Últimas Notícias

Painel sobre PEE, contratos de performance e inovação encerra II Seminário Internacional de Perdas

Assunto foi discutido dentro do tema Eficiência Energética e Sustentabilidade nesta quinta-feira (05). Todos os debates estarão disponíveis na plataforma do evento a partir deste sábado (7) e poderá ser acessado pelos inscritos durante 3 meses.

Por Jéssica Marques

O último painel do II Seminário Internacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES, nesta quinta-feira, 5 de agosto, abordou PEE, contratos de performance e inovação. O assunto foi discutido dentro do tema Eficiência Energética e Sustentabilidade.

Realizado nesta semana durante três dias, a segunda edição do Seminário Internacional Perdas foi realizado por meio das Câmaras Temática (Nacional) e Técnica (Seção SP) da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, em plataforma digital.  

O conteúdo dos painéis dos três dias estará disponível a partir deste sábado (7), na plataforma do evento, e poderá ser acessado pelos inscritos durante 3 meses (clique aqui).

Este último painel do evento foi coordenado por Andrea Andrade de Matos, engenheira da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 

Os palestrantes foram Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, superintendente da Sabesp; Diego Rosso, professor associado e diretor da Universidade da Califórnia; Roberto Giannetti, presidente da Kaduna Consultoria; e Everson Gardel de Melo, assessor técnico de engenharia da Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo / RS). 

Na ocasião, Nivaldo, Diego e Roberto falaram sobre práticas de eficiência energética nas Estações de Tratamento de Esgoto. O superintendente da Sabesp detalhou o programa de otimização das ETEs. Já o professor da Universidade da Califórnia explicou conceitos técnicos relacionados a poluentes e testes de eficiência. 

O presidente da Kaduna Consultoria falou sobre formas de obtenção de eficiência energética. Por sua vez, Everson apresentou estratégias de P+L (Produção mais Limpa) aplicadas à gestão de perdas e à eficiência energética, para gerar uma distribuição de água sustentável ambiental, econômica e socialmente. 

Em seguida, os participantes puderam trocar informações sobre o assunto e responder perguntas dos espectadores, que enviaram questionamentos ao vivo por meio do chat. 

Encerramento 

Ao final do painel, Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP e membro da Comissão Organizadora do Evento, realizou o encerramento do II Seminário Internacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, agradecendo à audiência, aos painelistas e, em especial, aos coordenadores. 

“Tivemos mais de 1.200 inscrições, uma adesão simultânea de várias pessoas”, informou Pladevall. “Não podemos deixar de agradecer aos patrocinadores, em especial à Sabesp, que é uma parceira da ABES Nacional e São Paulo. Sempre apoiou e devemos muito à Sabesp pelo empenho dos seus diretores, superintendentes e presidentes ao longo de toda a sua história”, enfatizou o presidente da ABES-SP. 

Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática Nacional de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES-SP, também participou do encerramento do evento. 

“Esse seminário seria presencial em São Paulo. Me lembro que nós começamos a trabalhar neste conteúdo que foi apresentando a tantos profissionais em 2020. A estrutura do seminário foi criada com a participação de vários profissionais”, comentou o coordenador. 

O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp,  Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco. 

6 Comentários em Painel sobre PEE, contratos de performance e inovação encerra II Seminário Internacional de Perdas

  1. Thanks for the auspicious writeup. It in truth was once a
    entertainment account it. Look complicated to far introduced agreeable from you!
    However, how can we communicate?

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.