Últimas Notícias

ABES-SP: Câmara Técnica de Recursos Hídricos promove palestra sobre a despoluição do Rio Pinheiros 

O tema foi abordado por Andrea Ferreira, gerente do Departamento de Planejamento e Controle da Superintendência de Gestão de Projetos Especiais (TG) da Sabesp, durante reunião online da CTRH, na última quarta (4).

Por Nely Ramos

A Câmara Técnica de Recursos Hídricos – CTRH da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo promoveu na última quarta-feira, 04 de agosto, uma palestra com o tema “A caminho da despoluição do Rio Pinheiros”. A apresentação aconteceu durante a reunião online da CT.

O assunto foi abordado por Andrea Ferreira, gerente do Departamento de Planejamento e Controle da Superintendência de Gestão de Projetos Especiais (TG) da Sabesp, que discorreu sobre o “Programa Novo Rio Pinheiros”. O evento foi transmitido pelo canal da ABES-SP no YouTube e está disponível aqui

Ari Silva, membro da coordenação da CTRH, realizou a abertura do evento apresentando a palestrante do dia e passando algumas informações gerais. 

Durante sua apresentação, Andrea Ferreira destacou os principais desafios na despoluição do Rio Pinheiros e os cinco eixos que estruturam o programa, metas a serem atingidas e soluções que estão sendo implantadas para conseguir alcançá-las. A convidada falou também sobre a importância das ações socioambientais realizadas junto às comunidades para conscientizar e envolver a população.  

“O trabalho de despoluição não é responsabilidade de um só, é uma responsabilidade coletiva. A gente precisa de um trabalho integrado”, enfatizou a convidada.

“O saneamento é fundamental, mas a gente precisa ter o saneamento, atuação forte no controle e fiscalização de poluentes, gestão dos recursos hídricos, que é o grande tema aqui desta Câmara da ABES, a limpeza das galerias de águas pluviais, controle de resíduos, o uso e ocupação de solo, que é muito preocupante aqui na nossa região”, elencou. Ainda neste sentido, Andrea a urbanização de fundos de vales ocupados e principalmente o que está sendo trabalhado no projeto: “o envolvimento da sociedade no descarte correto do resíduo, despertando uma conscientização socioambiental”, concluiu a palestrante.

CTRH/ABES-SP

Com a finalidade de criar um ambiente de discussão qualificado e de excelência técnica, a ABES-SP propôs a criação da Câmara Técnica de Recursos Hídricos, aberta a comentários, proposições e críticas que contribuam com o desenvolvimento e a sustentabilidade no Estado e em todo o país.

Os objetivos da câmara são: estudar, debater, propor e divulgar ações e soluções para o planejamento, a gestão e a sustentabilidade dos recursos hídricos e do saneamento ambiental; contribuir para o enfrentamento dos conflitos e da crise hídrica; e articular-se com a Câmara Técnica de Gestão de Recursos Hídricos da ABES nacional, provendo apoio em nível nacional.

Diante dos novos desafios do marco legal do saneamento, das anomalias climáticas mais recentes e dos efeitos da pandemia sobre o setor de saneamento e de recursos hídricos, a CTRH vem promovendo encontros para discutir e refletir sobre essas importantes mudanças e transformações em curso. Saiba mais aqui.

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.