Últimas Notícias

3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: cerimonia de abertura com especialistas do saneamento marca lançamento do primeiro caderno técnico da Revista ESA

 O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, integrou a mesa de abertura, junto com representantes de outras instituições do setor de saneamento. A palestra de estreia do evento, que está disponível no canal da ABES no YouTube, foi ministrada pelo professor Carlos Chernicharo, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis. 

 Por Rhayana Araújo

Iniciou na manhã desta quinta-feira, 12 de agosto, o “3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento”, com a realização da Cerimônia de Abertura, que contou com a participação de especialistas do setor de saneamento, e da Palestra Magna, apresentada por Carlos Chernicharo, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG).

Durante a Cerimônia de Abertura online, que contou com a participação de especialistas do setor de saneamento, foi lançado o primeiro caderno técnico da Revista ESA sobre esgotamento sanitário (acesse aqui).

Promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis, em parceria com a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, por meio do programa ABES Conecta, o evento segue até esta sexta (13), com transmissão pelo canal da ABES no YouTube (clique aqui para assistir ou reassistir).

Com apresentação de Ayana Lemos Emrich, membro executiva do INCT ETEs Sustentáveis, participaram da Cerimônia de Abertura: Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Marcelo Cruz, atual diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Maria Zaíra Turchi, diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Paulo Sérgio Lacerda Beirão, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); e Carlos Chernicharo, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis e professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Durante os dois dias, o Seminário apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do INCT ETEs Sustentáveis, que originaram 50 notas técnicas, as quais foram agrupadas em 5 coletâneas de acordo com a temática, a fim de apresentar de forma consolidada e integrada o conteúdo produzido. As coletâneas de notas técnicas serão publicadas em edições especiais na Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, denominadas Cadernos Técnicos. 

O presidente da ABES, Alcéu Bittencourt, celebrou a realização do evento. “A ABES procura fazer um esforço grande de aumentar a interação com a comunidade acadêmica, que sempre foi um pilar dos 55 anos da ABES. E nós fizemos uma série de reuniões para discutir como melhorar a revista Engenharia Sanitária e Ambiental – que é a principal revista de divulgação científica do nosso setor – e criar novas formas de divulgação técnico-científico. E dessas conversas saiu, dentre outras ideias, a proposta dos cadernos técnicos, que resultou neste evento. É uma satisfação ver hoje isso sendo concretizado e lançado aqui neste nosso evento”, afirmou o especialista.

Para o professor Carlos Chernicharo, o evento é uma resposta aos ataques que a ciência foi sofrendo nos últimos anos no Brasil. “Tivemos um esforço grande, com mais de 100 de autores, coautores, revisores, para elaborar as notas técnicas que estão consolidadas nas coletâneas que vão ser apresentadas nesses seis painéis do Seminário. É um momento de prestação de contas com a sociedade, em um momento em que o país vem sofrendo tanto com ataques a ciência, tecnologia”, ressaltou, na oportunidade.

Palestra de Abertura 

A palestra de abertura, intitulada como “O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições para o setor de saneamento no Brasil”, apresentada por Carlos Augusto de Lemos Chernicharo, professor titular Aposentado da UFMG, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Fellow da International Water Association (IWA) e coordenador do INCT ETEs Sustentáveis. Desde 2013 tem atuado como professor visitante no IHE/UNESCO – Delft (Holanda). O palestrante é também autor e coautor de vários livros e capítulos de livros, e mais de 300 artigos publicados em revistas e congressos técnico-científicos.

Carlos Chernicharo apresentou em sua palestra o cenário atual do tratamento de esgoto no Brasil; os apelos e os gargalos para a implantação de ETEs Sustentáveis no Brasil; e as contribuições da INCT ETEs Sustentáveis. 

Para saber mais sobre o evento e acessar a programação completa, clique AQUI.

Confira aqui os currículos dos palestrantes.

ABES Conecta 

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 280 mil visualizações nas transmissões! 

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas.

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

 

2 Comentários em 3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: cerimonia de abertura com especialistas do saneamento marca lançamento do primeiro caderno técnico da Revista ESA

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.