Últimas Notícias

3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: painel aborda valoração e gerenciamento dos subprodutos gasosos do tratamento de esgoto 

Apresentação foi realizada nesta quinta-feira (12), com moderação de Gustavo Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Assista aos debates do primeiro dia no canal da ABES no YouTube.

Por Jéssica Marques

O “3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento” recebeu um painel sobre valoração e gerenciamento dos subprodutos gasosos do tratamento de esgoto. 

O tema foi abordado nesta quinta-feira, 12 de agosto, com moderação de Gustavo Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e professor do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE-FGV). 

“Tratar especificamente do tema desse painel exige elevada responsabilidade, até porque estamos falando de uma rota que nem sempre foi considerada no desenvolvimento dos projetos de sistemas de tratamento de esgotos. Como olhamos especificamente para o fluxo gasoso, efetivamente olhamos para desafios, mas também para oportunidades. Se devidamente gerenciados, podem nos auxiliar na promoção da sustentabilidade e a gerar valor nas prestações de serviços vinculados ao esgoto”, afirmou o moderador. 

O seminário é uma realização conjunta do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece de forma virtual até esta sexta (13), por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube (clique aqui para assistir).

Ao longo do painel sobre valoração e gerenciamento dos subprodutos gasosos do tratamento de esgoto, foram feitas duas apresentações. A primeira palestra do painel teve como tema “Avanços nas ferramentas e técnicas para estimativas de produção e tratamento de biogás em ETES com reatores anaeróbios”. 

O assunto foi apresentado por Juliana Bohrer, doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Julio Cezar Rietow, doutorando em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Em seguida, foi apresentada a palestra “Avanços nas técnicas de controle de emissões gasosas em ETES com reatores anaeróbios”. Os palestrantes foram Emanuel Brandt, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (PEC-UFJF) e diretor Técnico da Brandt Meio Ambiente Ltda; e Erick Centeno Mora, doutorando do Programa de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade da Costa Rica. 

Ao final das apresentações, os participantes integraram um debate acerca dos assuntos apresentados nas palestras.

“Apresentaram-se os avanços nas ferramentas e técnicas para o controle de emissões gasosas em ETEs com reatores anaeróbios, bem como para estimativa de produção e tratamento de biogás”, comentou o moderador do painel, Gustavo Possetti. “Os conhecimentos e produtos técnicos debatidos ratificaram que há arcabouço consolidado e que possibilita a implementação de uma abordagem inovadora nas ETEs brasileiras com foco na geração de valor para a sociedade e promoção da sustentabilidade. Trata-se da essência da economia circular e da eficientização de processos, conceitos importantes para a superação de desafios associados com o esgotamento sanitário no Brasil”, enfatizou o especialista. 

Confira o primeiro caderno técnico da Revista ESA sobre esgotamento sanitário, fruto da parceria entre a publicação da ABES e o INCT ETEs Sustentáveis, lançado durante a abertura do seminário. Acesse AQUI. 

Para saber mais sobre o evento e acessar a programação completa do segundo dia, clique AQUI. 

ABES Conecta  

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 280 mil visualizações nas transmissões!  

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!   

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.  

1 Comentário em 3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: painel aborda valoração e gerenciamento dos subprodutos gasosos do tratamento de esgoto 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.