Últimas Notícias

3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: último painel aborda inovações no saneamento

Na ocasião, foram apresentados produtos e ferramentas desenvolvidos no INCT e perspectivas de ações do instituto, além de homenagens especiais. O evento está disponível gratuitamente no canal da ABES no YouTube.

Por Jéssica Marques

O painel de encerramento do “3° Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento” falou sobre inovações no setor. O seminário aconteceu de forma virtual, nos dias 12 e 13 de agosto, e reuniu os mais destacados especialistas da área para discutir o tema.

A terceira edição do evento foi uma realização conjunta do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental -ABES e está disponível gratuitamente no canal da Associação no YouTube (acesse aqui a playlist).

O último painel abordou produtos e ferramentas que foram desenvolvidos no INCT. Além disso, foram feitas homenagens e apresentadas as perspectivas de ações do instituto. 

A moderadora foi Juliana Crepalde, coordenadora executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Cada vez mais a gente tem visto nas universidades o INCT observando de forma muito próxima o que são hoje os anseios, as missões e desafios colocados para nossas instituições científicas e tecnológicas brasileiras, que é tratar do desenvolvimento de soluções que venham a atender as necessidades da nossa sociedade”, disse . 

Para apresentar os produtos e ferramentas desenvolvidos pelo INTC, estiveram presentes Juliana Bohrer, doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Julio Cezar Rietow, doutorando em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Thiago Bressani Ribeiro, doutorando em saneamento, em cotutela entre a UFMG e a Universidade de Ghent (Bélgica) e membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG). 

Também fizeram apresentações Fabio Bianchetti, professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet Curvelo – MG); Gabriel Freitas, membro da equipe executiva do INCT ETEs Sustentáveis (UFMG); e Ayana Emrich, mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG). 

Entre os produtos e ferramentas apresentados, estiveram uma ferramenta de análise do uso energético do gás residual em plantas anaeróbias; uma ferramenta de balanço de energia e carbono em ETEs anaeróbias; e a ferramenta ÉTSUS SIG – Lodo.  

“As apresentações e discussões do Painel 6 mostraram de forma clara a capacidade tanto técnica como de articulação institucional do instituto, a partir das falas da equipe de pesquisadores e dos representantes das parceiras COPASA, SANEPAR, CAGECE e SABESP”, ressaltou a moderadora do debate, Juliana Crepalde. “As soluções apresentadas possuem grande potencial de gerar inovações que podem impactar a sociedade, o que é a missão precípua de iniciativas como os INCTs”, sublinhou.

Considerações finais

O diretor nacional da ABES para a Região Sul, Edgard Faust Filho, participou da cerimônia de encerramento do evento, que celebrou a parceria entre a ABES e o INCT Sustentáveis e foi sucesso de público e de realização. Já são quase 5 mil visualizações nos vídeos dos dois dias. Ele lembrou que a entidade busca fortalecer a ligação com a academia e reforçou o papel da Associação no setor. “A ABES tem uma composição muito importante na sua forma de ser, com profissionais da academia, das indústrias, estudantes e a sociedade – os apaixonados pelo saneamento também estão na ABES, que é um ponto de agregação de todos nessa luta pelo saneamento ambiental e pela qualidade de vida das pessoas”, frisou o diretor da ABES. 

O professor Carlos Chernicaro, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis, destacou que todos os seis painéis do evento cumpriram “com excelência o objetivo pretendido”.

O seminário apresentou os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do INCT ETEs Sustentáveis, que originaram 50 notas técnicas, as quais foram agrupadas em 5 coletâneas de acordo com a temática, a fim de apresentar de forma consolidada e integrada o conteúdo produzido. As coletâneas de notas técnicas serão publicadas em edições especiais na Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, denominadas Cadernos Técnicos. O primeiro caderno foi lançado na abertura do evento e está disponível AQUI.

Chernicharo agradeceu nominalmente todos os coordenadores, moderadores e palestrantes do evento e outros profissionais envolvidos, que contribuíram para o INCT e a ABES. “A participação de vocês foi imprescindível para avançarmos em temáticas e demandas complexas não consensuais, mas altamente importante para a construção dos arcabouços legas para o reúso da água e do esgoto no Brasil”, enfatizou o professor. 

Marcos Von Sperling, professor da UFMG, que participou do encerramento, comentou sobre o instituto. “O INCT foi gigante ao encarar grandes itens de importância nacional e internacional, enfrentar isso, trazer um novo olhar, consolidar conhecimento e explorar”, afirmou, ressaltando a importância da disseminação destas informações com uma linguagem acessível. 

“O livro também publicado pela IWA contém uma consolidação de diversos participantes do INCT e diversos convidados internacionais. É a ciência aprofundada e a tecnologia do processo. Em diversos níveis do conhecimento, nós vimos essa inserção do INCT e eu achei espetacular”, frisou o especialista.

Homenagens

encerramento do seminário foi marcado pela emoção com uma homenagem especial ao professor Carlos Chernicaro. Com apresentação Marcos Von Sperling, por meio de fotos e vídeos, foram destacados momentos da trajetória de Chernicharo no setor e na universidade, além depoimentos de sua família e amigos brasileiros e internacionais, enfatizando a importância do professor e seu trabalho em prol do desenvolvimento do setor. As mensagens deixaram o renomado especialista com lágrimas nos olhos e sem palavras.

No chat do evento, diversos participantes também manifestaram seu carinho e admiração pelo professor.

Além de Chernicharo, foram homenageados o professor Antonio Teixeira de Matos (postumamente) e o próprio INCT ETEs Sustentáveis, que ganhou uma música interpretada por Rafael Pessoa.

ABES Conecta  

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 290 mil visualizações nas transmissões!  

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!   

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.  

2 Comentários em 3° Seminário Nacional ETEs Sustentáveis: último painel aborda inovações no saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.