Últimas Notícias

ABES promoverá lançamento do livro “Saneamento para todos”, de Rubens Naves, e debate “Questões jurídicas do Novo Marco Regulatório e das portarias publicadas”, em 1º de setembro

Além do autor do livro, que é advogado e especialista em saneamento, o webinar terá como debatedor Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, e coordenação de Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP. 

A Diretoria Nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e ABES Seção São Paulo promoverão, no dia 1º de setembro, quarta-feira, às 17h, o lançamento do livro “Saneamento para todos”, de Rubens Naves, e o debate “Questões jurídicas do Novo Marco Regulatório e das portarias publicadas”. O evento integra o programa ABES Conecta e será realizado online, no canal da ABES no YouTube. Para se inscrever clique aqui.

Além do autor do livro, Rubens Naves, advogado e especialista no setor de saneamento, o webinar terá como debatedor Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, e coordenação de Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP.

Sobre o livro “Saneamento para todos”

Como universalizar serviços sustentável de água e esgoto no Brasil pós-pandemia A persistência da pobreza, o acirramento das desigualdades e a retorno da miséria e da fome no Brasil, mazelas agravadas pela pandemia, a crise hídrica e as novas e radicais manifestações das mudanças climáticas, vieram nos mostrar que é essencial e urgente enfrentarmos os desafios para o desenvolvimento humano e a sustentabilidade socioambiental, com destaque a necessidade de prover serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto para toda a população. É de responsabilidade dos governos municipais e estaduais garantir a efetivação desse direito de todos a água saudável e a coleta e tratamento dos esgotos. Responsabilidade que pode ser cobrada e judicializada pelos que estão privados desses serviços. O livro Saneamento para Todos traz uma análise precisa da situação atual em escala nacional – no contexto do novo Marco Legal do Saneamento e da realidade pós-pandemia – e aponta os caminhos que devem ser seguidos pelos gestores públicos para cumprirem suas obrigações e atenderem à essa importantíssima demanda da cidadania. 

O autor da obra, Rubens Naves, um profundo conhecedor do tema, especialmente em suas dimensões jurídicas e de arquitetura institucional, nos alerta para os riscos que devem ser evitados e para as soluções possíveis. Obrigatório para gestores públicos e especialistas da área, o livro – disponível em versões impressa e digital, suscinto e escrito em linguagem clara e fluente – é excelente leitura também para cidadãos que não atuam no setor, mas queiram compreender esse tema vital para a avanço da democracia e do desenvolvimento socioeconômico no Brasil.

Sobre o autor:

Rubens Naves é advogado, autor do livro Água, crise e conflito em São Paulo (2015), tem vários artigos publicados sobre saneamento e participou ativamente dos debates sobre o novo Marco Legal do Saneamento. Foi diretor da Companhia Energética de São Paulo (CESP), integrou a Superintendência Jurídica da SABESP, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), o Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e o Conselho da Fundação SEADE.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Saneamento para todos”, de Rubens Naves, e debate “Questões jurídicas do Novo Marco Regulatório e das portarias publicadas”

Quando: 1º de setembro, quarta-feira, às 17h

Onde: online – por meio do canal da ABES no YouTube

Gratuito

 

3 Comentários em ABES promoverá lançamento do livro “Saneamento para todos”, de Rubens Naves, e debate “Questões jurídicas do Novo Marco Regulatório e das portarias publicadas”, em 1º de setembro

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.