Últimas Notícias

5º Seminário Estadual Água e Saúde: segundo webinar aborda contaminação química e saúde ambiental

Edição foi realizada  por meio do ABES Conecta e está disponível no canal da ABES no YouTube.

Por Equipe de Comunicação ABES

O segundo webinar do 5º Seminário Estadual Água e Saúde: “Químicos na água e desafios técnicos”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), foi realizado nesta quarta-feira, 15 de setembro. Na ocasião, especialistas discutiram a questão dos contaminantes químicos no campo e a saúde ambiental. 

Esta edição do evento aconteceu online, por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube.

O seminário virtual foi realizado em parceria com CEVS-RS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul) e com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER/RS – ASCAR – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, com apoio institucional da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). 

O evento promoveu o diálogo técnico sobre os desafios da garantia da segurança da água para consumo humano, com foco na presença de químicos nos mananciais. A realização foi voltada para profissionais, gestores e acadêmicos das áreas de saúde, saneamento e ambiente e extensionistas rurais. 

A palestrante convidada para abordar o tema foi Cassiana C. Montagner, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Os debatedores foram Renata de Oliveira Pereira, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Marcio D’Avila Vargas, analista ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM-RS, e Gervásio Paulus, Extensionista rural da Emater-RS, Escritório Central da Emater, na coordenação das áreas de Olericultura, Plantas Biotivas e Agroecologia.

Os convidados fizeram uma análise sobre o crescimento do uso de agrotóxicos no Brasil. Entre os tópicos relacionados ao tema, foram apresentados na discussão: estudos e pesquisas, monitoramento, avaliação de riscos e contaminação química e questões ambientais, como por exemplo, a preservação dos recursos naturais, nova legislação da nova portaria de revisão da qualidade da água (Portaria GM/MS Nº 888). Clique aqui para saber mais.

Para acompanhar a discussão completa, acesse aqui.  

Para rever o primeiro webinar sobre o tema “Contaminação química no campo e saúde humana”, clique aqui.

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 300 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

3 Comentários em 5º Seminário Estadual Água e Saúde: segundo webinar aborda contaminação química e saúde ambiental

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.