Últimas Notícias

5º Seminário Estadual Água e Saúde: encerramento discute contaminação química e água no meio urbano”

Foram três webinares com a participação de diversos especialistas da área. Eventos estão disponíveis no canal da ABES no YouTube.

Por Equipe de Comunicação ABES

Nesta quinta-feira, 16 de setembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) promoveu o terceiro e último webinar do 5º Seminário Estadual Água e Saúde: “Químicos na água e desafios técnicos”. O tema discutido pelos especialistas foi “Contaminação química e água no meio urbano”.

Esta edição do evento aconteceu online, por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube.

O seminário virtual é uma realização em parceria com CEVS-RS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul) e com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER/RS – ASCAR – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, com apoio institucional da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). 

O evento promoveu o diálogo técnico sobre os desafios da garantia da segurança da água para consumo humano, com foco na presença de químicos nos mananciais. 

O último webinar da série foi moderado de Ana Elizabeth Quillfeldt Carara, bióloga e presidente da ABES-RS, e palestra de Renato Zanella, professor doutor da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O evento teve como debatedores Tânia Mara Pizzolato, professora titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Luciano Zini, Doutor em Engenharia Química, especialista em Saúde/engenheiro químico da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul), e Jackson Saint´Pierre Dull Ritter, coordenador técnico do Departamento de Controle de Esgotos da CORSAN.

Os especialistas discorreram sobre o uso de agrotóxicos, legislação, desafios dos contaminantes, métodos, análises e monitoramentos de resíduos, fármacos e substâncias químicas na água, nos rios e no tratamento de efluentes no estado do Rio Grande do Sul. Outros pontos discutidos foram quais são os desafios e as soluções para que as substâncias não afetem a saúde humana.

Sorteio:

A ABES-RS realizou um sorteio para contemplar um dos seus associados com um ingresso para participar do Congresso da ABES (31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental), que será realizado de 17 a 20 de outubro em formato híbrido (presencialmente, em Curitiba-PR, e online, em plataforma digital exclusiva e interativa – saiba mais aqui. A inscrição é válida para os dois formatos de participação, não incluindo quaisquer outras despesas, que ficam por conta do participante. Os contemplados foram Elvis Carissimi e Alba Maria Ferreira La Rosa.

Para assistir à discussão completa, acesse aqui.

Para rever  o primeiro webinar sobre o tema “Contaminação química no campo e saúde humana”, clique aqui

Para rever  o segundo webinar sobre o tema “Contaminação química no campo e saúde ambiental”, clique aqui

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 300 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

2 Comentários em 5º Seminário Estadual Água e Saúde: encerramento discute contaminação química e água no meio urbano”

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.