Últimas Notícias

CT Tratamento de Esgoto tem novo coordenador

Por Sueli Melo

A Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES tem um novo coordenador. O engenheiro Edgard Faust Filho, gerente de Unidade de Serviços de Planejamento de Esgotos da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, assume a função no lugar de Américo de Oliveira Sampaio. Edgard Filho foi presidente da ABES Seção Paraná (ABES-PR) nos biênios 2009-2011 e 2011-2013.

Confira a entrevista a seguir na qual o novo coordenador destaca que a Câmara pretende discutir de forma aprofundada o tema, considerando as tecnologias e o respeito às realidades locais. E ressalta, ainda, o lento avanço e os desafios no contexto do tratamento de esgotos, além da necessidade da criação de programas de investimentos para o setor de saneamento no Brasil.

Leia abaixo:

ed
Edgard Faust Filho, novo coordenador da CT Tratamento de Esgoto, é ex-presidente da ABES-PR.

ABES Notícias – Quais as perspectivas para a CT sob sua coordenação?

Edgard Faust Filho – Em linhas gerais, o trabalho da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto (CTTE) será ordenar os principais pontos de discussão e planejar, de acordo com as programações da ABES nacional, das Seções estaduais e da CTTE, eventos que contribuam com propostas de melhorias e de aprofundamento do debate técnico.

Já estamos elaborando um planejamento das atividades da CTTE e, nesse mês de setembro, iniciaremos os contatos com as Seções para definirmos atividades conjuntas.

O Brasil possui uma extensão territorial continental com diversidades econômicas, climáticas e culturais que devem ser utilizadas, com o devido conhecimento técnico, para o adequado uso das tecnologias aplicadas no tratamento do esgoto.

Essa será a grande contribuição da CTTE: aprofundar o debate e buscar entender e aplicar as tecnologias, respeitando as realidades locais.

ABES NotíciasQual é a sua visão sobre a situação do tratamento de esgotos no Brasil?

Edgard Faust Filho – Comenta-se, respeitando os avanços realizados até aqui, que os sistemas de abastecimento com água tratada possuem séculos de experiência, na implantação e na operação. Já os sistemas de coleta e tratamento de esgoto, com todos os seus graus de eficiência, possuem apenas décadas. Temos muito a construir e desenvolver.

Os dados apresentados pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS) de 2014 estão nos mostrando o imenso trabalho que temos pela frente. Por exemplo: apenas 41% do volume de esgoto gerado no Brasil é tratado, e do esgoto coletado atingimos apenas 71% de índice de tratamento.

Em estudos ainda em andamento da Agência Nacional de Águas, cerca de 2.200 Estações de Tratamento (ETE) foram identificadas, das quais 80% estão em cidades com população inferior a 20.000 habitantes, o que exige maior atenção em relação a problemas operacionais e de gestão.

ABES Notícias – Quais os principais desafios, levando-se em conta que apenas 40% dos esgotos do país são tratados?  Têm ocorrido avanços neste sentido? Se sim, quais?

Edgard Faust Filho – Avanços ocorrem sim. Entretanto, não na velocidade necessária e almejada. A cada dia percebe-se mais a presença do saneamento na agenda política do país. São necessários programas de investimentos que proporcionem efetividade a essa reconhecida importância. O saneamento tem que fazer parte da pauta de infraestrutura para o desenvolvimento do país.

A sociedade está mais participativa e os instrumentos legais de planejamento e controle social estão se fortalecendo. Aumentaram os volumes de investimentos, onerosos e não onerosos, em sistemas de esgotamento sanitários, com ênfase no tratamento. Sabe-se, porém, que o Plano Nacional de Saneamento (Plansab) estabeleceu valores de investimentos e metas que não atendem os objetivos e, muito menos, o atendimento aos requisitos legais.

Um exemplo dessa dificuldade, com relação aos requisitos legais, se dá em ETE com Lagoas Facultativas, que apresentam boas eficiências na remoção de DBO5, 20 e DQO. Entretanto, com a proliferação de algas, há uma queda na eficiência, principalmente na DQO, e aumento do SST. Em alguns Estados, que não aceitam amostras filtradas do efluente, isso tem gerado a demanda de grandes investimentos.

ABES Notícias – Quais os caminhos possíveis para tentar melhorar esse cenário?

 Edgard Faust Filho – A cada dia fica mais claro que só vamos encarar o desafio com seriedade quando entendermos a importância do Desenvolvimento Sustentável. Isso representa muito mais que mudança de palavras – de Crescimento para Desenvolvimento e Sustentabilidade, agrega-se qualidade de vida e implica em Saneamento Ambiental.

Há vários atores nesse contexto e percebe-se que temos elementos de sobra para conduzir o atendimento aos desafios do Saneamento. A academia, os fornecedores de produtos e serviços, o próprio Estados entre outros, todos estão se preparando e apresentam condições para soluções dos problemas. Nos últimos anos houve uma predisposição desses atores, que resultou em soluções rápidas e adequadas.

São inúmeros os fornecedores de ETE, modulares ou não, e de sistemas de tratamento em modelo “turn key”. Cresce a visão que as Estações não são mais fontes de custos e problemas. Há projetos que buscam a sustentabilidade econômica com soluções baseadas em aproveitamento dos subprodutos oriundos do tratamento de esgotos.

Exemplo disso é o Probiogás, programa de desenvolvido pelo Ministério das Cidades, juntamente com o Ministério de Meio Ambiente da Alemanha. Há várias outras iniciativas, com sucesso, de aproveitamento pelo reúso dos efluentes tratados das ETE.

ABES Notícias – De que forma a crise de escassez hídrica que atingiu parte de Brasil há dois anos, e que levantou inúmeros debates sobre o setor de saneamento, impacta na questão do tratamento de esgoto?

Edgard Faust Filho – Percebe-se uma curva ascendente no número de pesquisas e no desenvolvimento tecnológico com foco em reúso, aproveitamento dos subprodutos do esgoto, combinação do uso de fontes de energia e sistemas conscientes no uso e no tratamento de esgotos. Pode-se afirmar que a crise hídrica vivida nos últimos anos, principalmente na região metropolitana da maior cidade do país – São Paulo, foi um amargo propulsor dessa curva ascendente.

Nesse sentido, várias iniciativas foram desenvolvidas: reúsos indiretos e diretos, sendo os primeiros mais difundidos em sistemas de saneamento e o segundo em sistemas industriais; aumento de fornecedores de produtos, com base em vários processos de tratamento e aproveitamento dos subprodutos dos efluentes, resíduos e gases; e legislações estaduais e municipais, para regulamentar o reúso dos efluentes.

ABES Notícias – Como conscientizar a sociedade sobre a importância de universalizar o saneamento no país? E como as Câmaras da ABES podem atuar neste sentido?

Edgard Faust Filho – Acredito que as respostas anteriores atendem boa parte dessa questão. Entendo que as Câmaras Temáticas da ABES devem buscar articulação entre si, pois, os objetivos são interligados e isso fortalecerá a nossa causa, o Saneamento.

 

19 Comentários em CT Tratamento de Esgoto tem novo coordenador

  1. подработка массажистом в казани hh ru работа
    санкт петербург вакансии для женщин без
    опыта подработка работа бухгалтером удаленно без опыта с
    обучением работа в интернете студентам на дому вакансии

  2. работа в интернете на дому
    с ежедневной оплатой 14 лет подростков
    вечерняя подработка на 3 дня фриланс менеджер
    аккаунта вакансии домодедово с
    ежедневной оплатой подработка свежие

  3. розетки и выключатели караганда,
    розетки и выключатели legrand қола дәуірі кезеңі, қола дәуірі хронологиясы мрт в астане круглосуточно, где дешевле сделать мрт ядерная медицина в
    казахстане, центр ядерной медицины астана

  4. айдынға аққу қаз оралды караоке, айдынға аққу қаз оралды сағындым
    сені скачать александр машкевич, машкевич состояние 2022 пиджак мужской цена, пиджаки мужские алматы цена перевозка грузов жд транспортом цена,
    жд перевозки актау

  5. I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get got an impatience over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

  6. минези бир турли суйкимди скачать,
    нурбакыт балшоразов – минези бир турли
    өткізгіштің меншікті кедергісі, өткізгіштің меншікті кедергісі
    неге тәуелді idp ielts exam dates,
    idp ielts kazakhstan вино алматы цена,
    вино алматы доставка

  7. демина наталья красноярск орион личный кабинет вход воронеж серпухов поляна невест официальный сайт
    ярмарка фермерских продуктов в перми график работы софт сервис старый оскол пр комсомольский 45а барнаул

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.