Últimas Notícias

ABES-RS: Iniciativas para conservação da qualidade água no meio rural são apresentadas no segundo painel da Semana da Água

Realizados em quatro encontros, os webinares integram a programação da 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual, que acontecem por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube.

Por equipe de Comunicação ABES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria com a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), promoveu nesta terça-feira, 5 de outubro, o segundo webinar da série especial da Semana da Água – RS 2021. Programado em quatro encontros, os webinares integram a programação da 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual, que acontecem por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube. O tema deste ano é “Cuide da Água, Preserve a Vida”.

Moderado por Ricardo Röver Machado, engenheiro civil e coordenador da Câmara Temática Nacional de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES, o segundo webinar abordou o tema “Proteção das nascentes: conservação e captação de água no meio rural”. Com ampla experiência no assunto, Röver apresentou um rápido panorama sobre a iniciativa e destacou o sucesso do evento se deve, principalmente, pela participação do público interessado na conservação dos recursos naturais.

Os painelistas que integraram a discussão foram Gabriel Ludwig Katz, geógrafo, Extensionista Rural do Núcleo de Desenvolvimento Social da Gerência Técnica da Emater/RS (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural Emater/RS – ASCAR – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural); Clodoaldo Rezende, secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Vacaria; e Suselei Brunato, líder no programa Capital Humano Social da Epagri, na Unidade de Gestão Técnica Sul Catarinense.

Gabriel Ludwig Katz, da Emater/RS, deu destaque para o tema central do evento, abordando as ações para proteção de nascentes executadas pela Emater nos 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, como parte das atividades de saneamento básico rural na região, com atenção especial à conservação da qualidade das águas subterrâneas que dão início a todos os cursos d´água no Estado. “Em 2021, foram planejadas 1.102 proteções de nascentes beneficiando 1.104 famílias”, informou.

Kats fez uma contextualização sobre diversos cuidados implementados para proteger as nascentes, que ocorrem em áreas de preservação permanente (APP), e deu detalhes sobre os elementos que favorecem a crise hídrica enfrentada na região. “As atividades da proteção de nascentes que a EMATER-RS promove são de cunho socioambiental. Essas ações são utilizadas para proteger o recurso hídrico e diminuir o impacto ambiental”, declarou.

Já Suselei Brunato discorreu sobre as experiências da Epagrino para consolidar sua missão visando o desenvolvimento sustentável do meio rural, as ações que envolvem a proteção de nascentes e o abastecimento de água na área rural, bem como as principais atividades em torno das pesquisas em prol do ganho de produtividade da atividade agropecuária, novas tecnologias de produção, estudo de condições climáticas, entre outras ações.

Com uma apresentação sobre a hidrografia de Santa Catarina, a especialista pontuou a importância da proteção das nascentes no Estado. “Para obtermos resultados junto aos produtores rurais de forma individual nessas áreas de nascentes, estamos incentivando a utilização de tecnologias sociais de baixo custo para a melhoria da qualidade da água no meio rural”, explicou.

Na sequência, o secretário Clodoaldo Rezende apresentou detalhes sobre a produção da agricultura em Vacaria, cidade conhecida como a capital da maçã, destacou as principais bacias hidrográficas encontradas na área urbana do município, as Bacias Taquari-Antas, no Rio das Antas; e Apua e Inhandava, no Rio Pelotas. Discorreu ainda sobre os programas desenvolvidos para a preservação e recuperação das nascentes, entre eles, o Programa Municipal Produtores de Água, que tem como um dos parceiros a Emater/RS.

Os participantes acompanharam os debates e puderam elucidar questões importantes para a mobilização e engajamento da sociedade em prol da qualidade da água no meio rural.

Para assistir à transmissão completa do segundo webinar, clique aqui:

Próximos webinares:

6 de outubro, às 10h: Drenagem Urbana: Desafios para a Gestão do Saneamento (acesse aqui)

7 de outubro, às 10h: Águas subterrâneas: um tesouro para ser usado com sabedoria (acessee aqui)

Semana da Água-RS

Além dos painéis, a Semana da Água-RS 2021, que acontece de 1º a 9 deste mês, contempla diversas atividades conectadas ao tema central, que neste ano é “CUIDE DA ÁGUA. PRESERVE A VIDA, realizadas, simultaneamente, de forma presencial ou online, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. 

Em quase três décadas, a iniciativa entrega, a cada edição, múltiplas atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por empresas de saneamento, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, Emater, CEVS, indústrias, Comitês de Bacia, Associações Comunitárias, clubes, entre outras entidades. Para conhecer a programação completa e outras informações, acesse aqui

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 300 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: