Últimas Notícias

ABES-RS: terceiro painel da Semana da Água debate desafios da drenagem urbana na gestão do saneamento municipal  

Evento faz parte das atividades da Semana da Água, cujo tema central esse ano é “Cuide da Água, Preserve a Vida”.

Por Equipe de Comunicação ABES

O terceiro webinar da série especial da Semana da Água – RS 2021 foi realizado nesta quarta-feira, 6 de outubro, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria com a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Programado em quatro encontros, os webinares integram a programação da 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual, que acontecem por meio do programa ABES Conecta, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube. O tema deste ano é “Cuide da Água, Preserve a Vida”.

O painel “Drenagem Urbana: Desafios para a gestão do saneamento” foi apresentado por Ricardo Röver Machado, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) e coordenador da Câmara Temática Nacional de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES, com moderação de Ana Elizabeth Carara, presidente da ABES-RS.

Os especialistas convidados para integrar a discussão foram Carlos Tucci, professor colaborador do Curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do IPH-UFRGS (Instituto de Pesquisas Hidráulicas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e proprietário da empresa Rhama Consultoria Ambiental Ltda; Alexandre Garcia, diretor-geral do Departamento de Água e Esgotos (Dmae); Sidnei Agra, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH –UFRGS), consultor nas áreas de Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente, além de ser diretor na Profill Engenharia e Ambiente.

Carlos Tucci iniciou a discussão falando sobre a gestão de drenagem urbana. “É possível ter um rio limpo dentro de uma área urbana”, destacou. Entre os tópicos de sua apresentação, discorreu acerca das águas pluviais, medidas de prevenção, estrutura da gestão, custos, planos e serviços de drenagem urbana. Para Tucci, entre os maiores desafios que o Brasil enfrenta nessa área está à falta de experiência sobre o tema, o que envolve também a necessidade de maior incentivo por parte do governo federal e superarmos as dificuldades que existem no sistema de recuperação de custo para o serviço de drenagem.

Sidnei Agra também destacou algumas das dificuldades na gestão do saneamento e da drenagem urbana, apontando detalhes sobre a legislação, os princípios da prestação de serviços do saneamento, serviço público de manejo de águas pluviais, titularidade e consórcios e soluções regionais. Segundo o especialista, os principais desafios da drenagem são drenar, transferir impactos e racionalização. Já para o manejo de águas pluviais ele cita as questões que envolvem o manejar, prevenir, mitigar as causas e conviver com efeitos, desenvolvimento de baixo custo (LID). “Ressalto que entre as soluções podemos considerar a gestão integrada das cidades, a valorização da água no ambiente urbano e aumento dos investimentos no setor”, concluiu.

Finalizando as palestras, Alexandre Garcia, diretor do DMAE, fez uma análise da drenagem urbana no município de Porto Alegre/RS, destacando os principais ativos que a capital gaúcha dispõe nessa questão, os pontos críticos nacionais, com destaque para o Marco Legal do Saneamento, bem como apresentou principais ações do DMAE para solucionar os problemas, mostrando, como exemplo, o projeto da Macrodrenagem do Arroio Areia. Para assistir este terceiro webinar na íntegra, clique aqui:         

 

Águas subterrâneas: um tesouro para ser usado com sabedoria é o tema do próximo webinar que será realizado nesta quinta-feira, 7 de outubro (acesse aqui).

Para assistir à transmissão completa do primeiro webinar “O enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul”,  clique aqui

Para assistir à transmissão completa do segundo webinar: Proteção das nascentes: conservação e captação de água no meio rural”, clique aqui:

 

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 300 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: