Últimas Notícias

Congresso da ABES: especialistas discutem adaptação e mitigação no planejamento e execução dos serviços devido às mudanças climáticas 

Painel teve coordenação de Rafael Volquind, coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da ABES, e moderação de Marcela Felix de Paula, coordenadora do programa JPS da ABES Seção Goiás.

 “Adaptação e mitigação no planejamento e execução dos serviços de saneamento devido às mudanças climáticas” foi o tema do painel realizado na manhã de terça-feira, 19 de outubro, durante o 31º Congresso da ABES (Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Fitabes 2021 (Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental). Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

O painel foi coordenado por Rafael Volquind, coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da ABES, e moderado por Marcela Felix de Paula, coordenadora do Programa JPS ABES Seção Goiás. O debate reuniu academia e setor financeiro para abordar o estado da arte e as exigências para financiamentos e fomento de projetos e obras e as pesquisas e inovações na área. Integraram a discussão: Pedro Fittipaldi, gerente de Meio Ambiente da InvestSP; Júlio César Gonchoroski, diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar; Francisco Eliseu Aquino, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Thais Lobato de Mello, oficial de investimentos Upstream IFC/Banco Mundial. 

Na ocasião, os especialistas discutiram as ações de adaptação e mitigação necessárias ao planejamento e à execução dos serviços de saneamento para que as cidades lidem melhor com os transtornos ocasionados pelas mudanças do clima (assunto que será bastante discutido até a COP 26, em novembro), atuando na redução de suas causas e proporcionando melhor qualidade de vida aos seus habitantes.

Além disso, os palestrantes das áreas pública e privada no saneamento levaram experiências relativas a ações de controle, adaptação e de mitigação dos possíveis fatores geradores das mudanças climáticas, de maneira a formar uma ideia concreta de causas, efeitos e soluções para o problema, que é mundial.

O professor Francisco Eliseu comentou sobre as mudanças climáticas de forma geral, a água em seus três estados (sólido, líquido e gasoso), a aceleração nas alterações climáticas, déficit hídrico e as ondas de calor.

Thais Lobato falou sobre o que o Banco Mundia/IFC tem feito e apoiado de projetos para adaptação e mitigação no planejamento de execução dos serviços de saneamento devido às mudanças climáticas.

Pedro Fittipaldi abordou sobre as mudanças climáticas e o saneamento no estado de São Paulo e o envolvimento da InvestSP em projetos de investimentos para esse meio e de forma geral e em economia verde.

Júlio César pontuou sobre as estratégias, compromissos e legados que a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) busca realizar e deixar para o futuro e os projetos para a redução de emissão de gases estufa, aumento da resiliência hídrica e entrega de um produto cada vez melhor. 

“Fiquei muito contente com a realização, em como conseguimos montar um painel tão bom, tão rico, que proporcionou um vasto conhecimento”, comentou Rafael Volquind ao final das apresentações.

A moderadora do painel, Marcela Felix de Paulo, encerrou o debate agradecendo a participação de todos. “Gostaria de agradecer aos nossos convidados que participaram desse painel, agradecer a todos os presentes em Curitiba no espaço ExpoUnimed, e também aos que acompanharam de forma remota”, finalizou. 

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, foi realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, em formato híbrido: presencialmente, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, e virtualmente, em plataforma digital. Esta edição do encontro teve como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.   

2 Comentários em Congresso da ABES: especialistas discutem adaptação e mitigação no planejamento e execução dos serviços devido às mudanças climáticas 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.