
Em webinar realizado pela ABES-RS, em paarcrai com outras entidades, palestrantes trouxeram casos concretos de inovações no setor.
Por Equipe de Comunicação ABES
A ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul) promoveu o webinar “Processos de separação por membranas: aplicações em larga escala”, juntamente com a AQUAMEMTEC CYTED, Sb-RCMEMTEC, a Universidade FEEVALE e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nesta quarta-feira, 27 de outubro.
O objetivo foi abordar a aplicação de processos de separação por membranas no tratamento de água e efluentes industriais em escala industrial.
Apresentado pela Prof. Dra. Andréa Moura Bernardes (UFRGS), o evento contou com a presença de pesquisadores vinculados às universidades do Brasil e dos países convidados, que apresentaram casos concretos de uso desses processos.
A abertura da transmissão foi realizada por Jussara Kalil, presidente da ABES-RS. Na sequência, a Prof. Dra. Andréa Moura Bernardes (UFRGS) apresentou os projetos AQUAMEMTEC (Cyted) e Sb-RECMEMTEC (FINEP-ERAMIN).
O engenheiro Javier Sanchis Carbonell, da Global Omnium, de Valência, na Espanha, ministrou a palestra “Casos de exito en el uso de la electrodiálisis reversible para el tratamiento de agua de consumo”.
“Microfiltração e carvão ativado para tratamento de água e remoção de pesticidas e fármacos” foi o tema da apresentação da Prof. Dra. Maria João Rosa, da LNEC, de Lisboa, Portugal.
A palestra seguinte abordou o tema “Implantação e Operação de Estações de Tratamento de Água para consumo humano dotadas de Ultrafiltração por Membranas – A experiência da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb/DF)” com os engenheiros Fuad Moura Guimarães Braga e Claudia Patrícia Pereira Simões.
Logo após, a Roda de conversa “Processos de Separação por Membranas no Tratamento de Efluentes Industriais” foi iniciada com os palestrantes e os debatedores Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues, da FEEVALE, Brasil; Prof. Dr. Valentin Perez Herranz, da UPV, Valencia, Espanha; Profa. Dra. Maria Norberta de Pinho, da IST-Lisboa, Portugal; Profa. Dra. Albana Marchesini, UNL, de Santa Fé, Argentina; e o engenheiro Fuad Moura Guimarães Braga, da CAESB.
O painel “Uso de sistemas digitais para garantia da continuidade operacional de processos de separação por membranas na indústria” foi integrado pelos engenheiros Abílio Jorge Pereira Martins e Dr. Jaime Neiva Miranda de Souza, da Enkrott, Sintra, Portugal.
O webinar contou também com participação do Prof. Dr. Gerardo Cifuentes, da USACH, Chile, que apresentou o tema “Emprego de eletroeletrodiálise no tratamento de efluentes industriais para recuperação de antimônio”.
O “Emprego de processos de separação por membranas para o tratamento de efluentes petroquímicos” foi o tema de apresentação da química Andréia Barros dos Santos, da CORSAN/RS.
Uma roda de conversa encerrou o webinar e foi integrada pelos convidados: Profa. Dra. Andréa Moura Bernardes, da UFRGS, Brasil; Prof. Dr. Mário Ávila, da UG, Guanajuato, México; Prof. Dr. Croswel Aguilar, da UNT, Trujillo, Peru; Profa. Dra. Graciela Alicia González, da UBA – CONICET, Buenos Aires, Argentina; e Prof. Dr. Marco Antônio Siqueira Rodrigues, da FEEVALE, Brasil.
Os especialistas responderam perguntas dos participantes do chat e contribuíram para ampliar a troca de informações sobre as novidades em torno dos processos de separação por membranas. Ao final, a presidente da ABES-RS, Jussara Kalil, ressaltou a importância da discussão sobre esses temas, com profissionais que qualificam as ações do setor e agradeceu a presença de todos. Para assistir à transmissão completa, clique aqui:
Dicas, comentários e sugestões