Últimas Notícias

ABES Conecta traz webinar sobre experiências de abastecimento de água em comunidades ribeirinhas na Amazônia 

Na ocasião, palestrantes apresentaram tecnologias aplicáveis em áreas inundáveis.

Por Equipe de Comunicação ABES

Mais uma edição do ABES Conecta foi realizada na tarde desta quinta-feira, 04 de novembro. Desta vez, o tema foi “Experiências de Abastecimento de água em comunidades ribeirinhas na Amazônia” e os palestrantes apresentaram exemplos de tecnologias aplicáveis em áreas inundáveis. 

O evento online foi coordenado por Rainier Pedraça de Azevedo, Vice-Presidente da ABES-AM. A moderadora foi Valdete Santos de Araújo, Profa. Dra. da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no curso de Engenharia Civil e Conselheira da ABES-AM. 

Na ocasião, a pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Maria Cecília Rosinski Lima Gomes, fez uma apresentação com o tema “Abastecimento de água com energia solar em comunidades alagáveis”. 

Em seguida, o servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antônio Luiz Menezes de Andrade, realizou uma palestra sobre “Soluções Alternativas Coletivas Simplificadas de Abastecimento para Comunidades Rurais (Projeto SALTA-z)”. 

Por fim, a professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Vania Neu, falou sobre “Água da chuva para consumo Humano: estudos de casos na Amazônia”. 

Após as apresentações, os palestrantes responderam dúvidas dos internautas, que foram enviadas ao vivo ao longo do webinar. Ao final, o vice-presidente da ABES-AM falou sobre a importância do tema para a sociedade amazônica. 

“Os nossos ribeirinhos estão largados, sem política pública, sem água, sem saneamento, sem energia, muitas vezes até sem comida. Infelizmente, essa é a situação pela qual estamos passando, mas cabe a nós fomentadores tentar minimizar, mesmo com essas soluções alternativas, levar algum acalento para essas populações. Então eu agradeço, em nome da ABES, a presença de todos que ajudaram a abrilhantar e agigantar o conhecimento para nossas comunidades a respeito da Amazônia”, considerou Rainier Pedraça de Azevedo, reforçando que serão realizadas outras discussões como esta no ABES Conecta.

O evento pode ser conferido na íntegra por meio do YouTube da ABES, neste link.

ABES Conecta 

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 340 mil visualizações nas transmissões! 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

5 Comentários em ABES Conecta traz webinar sobre experiências de abastecimento de água em comunidades ribeirinhas na Amazônia 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.