Últimas Notícias

Supremo adia novamente julgamento de ações contra o marco do saneamento

Ações começaram a ser julgadas em 24 de novembro e foram analisadas na quinta (25) e nesta quarta, 1º de dezembro, novamente, e retomam nesta quinta (2).

O julgamento das ações que questionam o Novo Marco Legal do Saneamento Básico foi adiado novamente, nesta quarta-feira, 1 º de dezembro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O placar, até aqui, é de três votos a zero pela constitucionalidade do marco legal.

As ações começaram a ser julgadas em 24 de novembro, tendo sido analisadas no dia seguinte (25) e nesta quarta, 1º de dezembro, novamente.

O julgamento será retomado nesta quinta-feira (2). Já votaram os ministros Luiz Fux (relator dos processos), Nunes Marques e Alexandre de Moraes. O ministro Edson Fachin não finalizou a leitura de seu voto nesta quarta e retomará a análise nesta quinta.

Além de Fachin, ainda faltam votar os ministros Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

O Supremo analisa quatro ações, uma apresentada pelo PDT; outra, pelo PCdoB, Psol, PSB e PT; uma terceira, pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento; e, por fim, uma da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento.

Discussão sobre “contratos de programa”

Durante seu voto, Fachin questionou o dispositivo do novo marco legal que trata dos chamados “contratos de programa” (instrumento que permite que municípios transfiram a outro ente federativo a execução de determinados serviços).

O novo marco legal definiu que os contratos atuais poderão ser renovados por mais 30 anos, mas desde que uma negociação seja formalizada até março de 2022 e haja metas para universalização dos serviços de água e esgoto para a população.

Leia a matéria completa aqui

Fonte: CNN

2 Comentários em Supremo adia novamente julgamento de ações contra o marco do saneamento

  1. Superb post however I was wanting to know if you could write a litte more on this topic? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.