Últimas Notícias

PNQS 2021: “Oscar do Saneamento” reconhece as empresas com os melhores desempenhos, homenageia profissionais e lança novidade para 2022

Em sua 24ª edição, esta é única premiação que reconhece a excelência em gestão do setor em todo o mundo. Cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta quinta (9) no Centro de Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas/SP.

Mais uma edição de sucesso, após um ano de grandes desafios no setor! Em noite de festa e emoção, foi encerrado nesta quinta-feira, 9 de dezembro, o Ciclo 2021 do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Não é para menos, em sua 24ª edição, o PNQS, considerado o Oscar do Saneamento no Brasil, é a única premiação que reconhece a excelência em gestão do setor em todo o mundo (confira abaixo a lista das premiadas deste ano pelos melhores desempenho). Esta edição foi realizada no formato presencial, no Centro de Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas/SP.

Promovida pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES – CNQA, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a iniciativa ajuda e colabora para a evolução das empresas de saneamento, na busca do atendimento à inovação nas práticas que atendam todas as partes interessadas do processo. Este ciclo trouxe duas novidades: o Prêmio de Gestão de Ativos e o lançamento do ABES ESG Index.

Estiveram presentes na Cerimônia de Premiação o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A – Sanasa (anfitriã desta edição), Manuelito Magalhães, o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, e a coordenadora do CNQA, Samanta Tavares de Souza.

No palco, Samanta Tavares agradeceu aos anfitriões por sediar o evento e parabenizou os premiados da edição. Alceu Bittencourt também falou sobre o prêmio e o que ele representa para o setor. “PNQS é um exemplo de processo de construção progressiva de estímulos na busca pela excelência. E é assim que deve ser nesse Novo Marco Regulatório”, ressaltou Bittencourt.

Subiu ao palco também, para entregar alguns dos prêmios, a professora e diretora de Sistemas Regionais da Sabesp, Mônica Porto. Na ocasião, Mônica ressaltou a importância da premiação, elogiou a iniciativa da ABES e parabenizou os vencedores das categorias. “O PNQS premia aquilo que temos que fazer, o nosso bom trabalho e a eficiência da gestão”, frisou a professora.

O prefeito Dário Saadi também parabenizou a ABES por valorizar iniciativas que contribuirão para a universalização do saneamento no Brasil e declarou que, quem ganhou o maior prêmio, foi a cidade por sediar o PNQS 2021. “Agradeço por esse evento estar sendo realizado em Campinas e fico muito feliz da nossa cidade ter sido lembrada. É um compromisso dos gestores e meu, como gestor, alcançar a universalização”, disse Saadi.

Homenagens

Resgatando uma tradição que enaltece as grandes contribuições e dedicação ao saneamento ambiental no país, a ABES homenageou o engenheiro Paulo Massato com o Prêmio Saturnino de Brito, o “Patrono da Engenharia Sanitária do Brasil”. Massato agradeceu à ABES pelo evento e também aos seus colegas e companheiros pela trajetória de militância no setor de saneamento desde 1982. O engenheiro destacou ainda a importância do PNQS em estimular a excelência e a busca por bons resultados. “Temos que brigar por um marco de saneamento que atenda, de fato, a população, o povo brasileiro”, acrescentou o homenageado.

Rosana Dias, ex-coordenadora do CNQA, foi outra homenageada desta edição (Medalha Quíron), além de Luana Pavi dos Santos Böckel, Jaderson Ribeiro Baratto, Fátima Ferraza Bragante com o Troféu “Examinador Destaque”.

A cerimônia de encerramento contou com show do cantos Paulo Ricardo.

Avaliação e premiação

Carlos Schauff, membro do CNQA explica que os cases são submetidos a uma banca examinadora voluntária, gerando um relatório de avaliação chamado RA. “O RA é o grande produto do processo que nós devolvemos para os candidatos poderem aperfeiçoar os seus métodos gerenciais”, complementa Schauff. Além disso, o RA gera um ranking que, a partir dele, os cases são submetidos a um corpo de jurados que analisam as pontuações comparativamente sem conhecer os nomes das empresas. “Eles selecionam aquelas que tem um melhor desempenho para distribuir uma vasta gama de premiações em vários níveis”, explica

Ainda na parte de avaliação, Sandro Adriani Camargo, coordenador da Câmara Temática da ABES de Indicadores de Desempenho para o saneamento Ambiental (CTIDSA), ressalta que existe um conjunto de indicadores, relacionado às melhores práticas de gestão que, a partir dele, é possível promover às empresas uma visão de seus desempenhos e com isso elas podem fazer uma comparação com outras organizações que também utilizam esses mesmos indicadores. “Isso é um fator muito importante para contribuir com os resultados das empresas de saneamento do País”, afirma Sandro.

Para Carlos Schauff, o ponto principal do PNQS é contribuir para a universalização do saneamento. “A importância do PNQS é dar conceitos gerenciais importantes para que depois que a universalização acontecer consiga se manter. Caso a empresa não faça, a gestão irá desuniversalizar. O PNQS é uma vacina contra desuniversalização”, declara o especialista.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Confira os álbuns de fotos da edição:

Álbum oficial

Álbum do público

Este slideshow necessita de JavaScript.

As empresas premiadas foram:

 

·       Vencedoras do Nível ITroféu Quíron Bronze Operadores)

 

 

 

Concessionária Águas de Juturnaíba – CAJ

 

Concessionária Águas de Niterói – CAN

 

Concessionária Águas de Pará de Minas – CAPAM

 

Águas Cuiabá

 

Itapoá Saneamento S.A.

 

Concessões SP – logo ok

 

SANEAGO -Distrito de Goiás

 

SANEAGO -Distrito Santa Helena

 

·       Vencedoras do Nível ITroféu Quíron Bronze (Apoio)

 

DESO – Gerência de Compras e Almoxarifado (GCAL)

 

·       Vencedoras do NÍVEL II – Troféu Quíron Prata (Operadores)

 

CORSAN – Superintendência Regional Fronteira – SURFRO

CORSAN – Superintendência Regional Litoral – SURLIT

CORSAN – Superintendência Regional Sul – SURSUL

 

·       Vencedoras do Nível II – Troféu Quíron Ouro (Operadores)

 

Concessionária Águas do Paraíba – CAP

CORSAN – Superintendência Regional Planalto – SURPLA 

SABESP – Diretoria de Sistemas Regionais – R

 

·       Vencedoras do Nível II – Troféu Quíron Ouro (Apoio)

 

SABESP – Superintendência de Gestão Patrimonial – CP

 

·       Vencedora do Nível  III – Troféu Quíron Platina (Operadores)

 

COPASA – Unidade de Negócio Norte – UNNT

 

·       Vencedora do Nível  III –Troféu Quíron Diamante (Operadores)

 

SABESP – Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Metropolitana – MT

 

·       Vencedora do Nível  III  –Troféu Quíron Duplo Rubi

 

SABESP – Diretoria Metropolitana – M

 

·       Vencedora do Nível  III  –Troféu Quíron Turmalina Paraíba

 

SABESP – Unidade de Negócio Oeste – MO

 

·       Vencedoras Nível I – Troféu SELO QUÍRON BRONZE

 

Agreste Saneamento S.A.

Alcasan Engenharia de Saneamento e Edificações Ltda.

 

·       Vencedoras Nível II – Troféu SELO QUÍRON PRATA

 

SPAT Saneamento S.A.

 

·       AMEGSA Nível B:

 

SANASA – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento 

 

·       AMEGSA Nível I:

 

CORSAN – Diretoria Comercial, Inovação e Relacionamento – DCIR

 

·       AMEGSA Nível II:

 

CORSAN – Superintendência Regional Missões – SURMIS

CORSAN – Superintendência Regional Nordeste – SURNE

Iguá MT Participações Ltda – Iguá MT

SABESP – Departamento Administrativo e Financeiro Sul – MSD

 

·       AMEGSA Nível III:

 

SABESP – Unidade de Negócio Centro – MC

 

·       SQFSA Nível I – 250 pontos

Atibaia Saneamento

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: