Últimas Notícias

Novo Marco do Saneamento: ABES promove debate sobre perspectivas de financiamento voltado à redução de perdas e eficiência energética

Realizado pela Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o webinar foi aberto pelo presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt. Disponível no YouTube.

Por Equipe de Comunicação ABES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, promoveu nesta terça-feira, 8 de fevereiro, para discutir perspectivas de financiamento às ações de redução de perdas e eficiência energética, com o novo marco regulatório do saneamento.

O evento foi aberto por Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, que destacou a importância da discussão proposta.

“O assunto é muito interessante! Parabenizo à Câmara pela iniciativa que trata de duas questões chaves para a busca da gestão de perdas e eficiência energética, já que o nosso setor é tão consumidor de energia”, comentou Alceu. “São dois assuntos que exigem ações de longo prazo e continuadas, com características peculiares. São mensuráveis e permitem formas de acompanhamento de financiamentos que podem estar atrelados aos resultados”, enfatizou.

O debate teve moderação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara e assessor da presidência da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan e foi transmitido pelo canal ABES Saneamento no YouTube, clique aqui para assistir.

Os especialistas convidados para abordar o tema foram Karla Bertocco Trindade, sócia da Mauá Capital, Head de Infraestrutura e conselheira de Administração da Corsan e da Orizon valorização de Resíduos; Guilherme Oliveira Arantes, gerente de Estudos Setoriais de Energia Elétrica na Área de Energia do BNDES; Igino Zucchi de Mattos, administrador de empresa, membro do conselho do grupo Infra2038 e responsável pela área de Infraestrutura da Integral Investimentos.

Os convidados discutiram sobre quais são os principais avanços, desafios e impactos que o novo marco regulatório do setor traz para as concessionárias. Entre outros pontos, falaram sobre a nova dinâmica de ferramentas, análises e financiamentos, fundos e estrutura de eficiência operacional para as implantação de projetos de redução de perdas e eficiência energética.

Para conhecer as Câmaras Temáticas da ABES, clique aqui.

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.