Últimas Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente aprova acordo global para acabar com poluição plástica

Consolidação do documento, que é considerado o pacto ambiental mais significativo desde o acordo climático de Paris (2015), deve ser concluída até o final de 2024.

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA) aprovou nesta quarta-feira, 2 de março, um acordo histórico para criar o primeiro tratado global para acabar com a poluição por plásticos. O pacto ambiental é considerado pela organização como mais significativo desde o acordo climático de Paris, de 2015. O documento está previsto para ser finalizado no final de 2024.

Os países-membros das Nações Unidas, entre elas o Brasil, conversaram por mais de uma semana em Nairóbi, capital do Quênia, para chegar a um acordo sobre o esboço de um tratado para conter a crescente poluição plástica. Chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente e outros representantes de 175 nações assinaram o documento, que aborda todo o ciclo de vida do plástico desde a origem até seu descarte.

Autoridades governamentais comemoraram com aplausos a adoção da resolução, que foi escrita em termos amplos. Um comitê intergovernamental agora tem a tarefa de negociar um tratado vinculante que deverá ser adotado por empresas em todo o mundo.

Segundo o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a produção de plástico aumentou, exponencialmente, nas últimas décadas e agora chega a cerca de 400 milhões de toneladas por ano, um volume que deve dobrar até 2040.

Qualquer tratado que imponha restrições à produção, uso ou design de plástico afetará empresas de petróleo e de produtos químicos que fabricam plástico bruto, bem como gigantes de bens de consumo que vendem milhares de produtos em embalagens de uso único

Fonte: ONU News

 

 

2 Comentários em Assembleia da ONU para o Meio Ambiente aprova acordo global para acabar com poluição plástica

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.