Últimas Notícias

ABES-SP lança DIADESOL 2022 e cartilha educativa sobre cuidados com o meio ambiente

Campanha estimula a conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos, por meio de ações de educação ambiental, como os Concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador.

Nesta sexta-feira, 11 de março, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Seção São Paulo (ABES-SP) realizou o lançamento da Campanha educativa DIADESOL 2022, que visa à conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos. A iniciativa promove, entre outras ações de educação ambiental, os Concursos de Desenho Infantil (do qual participam estudantes de escolas públicas e privadas) e Vídeo Amador (voltado a estudantes e público em geral).

Na ocasião também foi lançada a “Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente”, uma iniciativa da ABES-SP, em parceria com a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa).

Baixe a cartilha e inscreva-se nos concursos da campanha DIADESOL 2022

Clique aqui para fazer o download da cartilha.

Inscreva-se para o Concurso de Desenho Infantil

Inscreva-se para o Concurso de Vídeo Amador

O evento online foi apresentado pelo coordenador institucional da ABES-SP, Ricardo Ribeiro.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, Roseane Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora do DIADESOL; Uladyr  Nayme,  presidente da ASEC/CETESB (Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB e do Meio Ambiente), e Mirna Argueta, vice-presidente técnica da AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental).


“Parabenizo à Roseane Garcia pelo seu trabalho, que contribui muito para o saneamento e a saúde pública no Brasil. É a ABES trazendo junto com as coirmãs da América Latina esta visão sobre a questão da diminuição da geração dos resíduos”, ressaltou Luiz Pladevall em seu discurso.  

O presidente da ABES-SP aproveitou para analisar a situação dos resíduos sólidos no âmbito do novo Marco Legal do Saneamento, que na visão dele trará melhorias para a questão devido à criação das taxas que trarão receita para o setor. Ele destacou o novo marco prevê a taxa para resíduos, que não existia na legislação anterior, o que vai obrigar os prefeitos a se estruturarem e criarem essas taxas e isso contribuirá para gerar receita, fazer investimentos para acabar com o cenário atual dos lixões do país e organizar o gerenciamento de resíduos e sua destinação final.

“Promover e discutir essas ações é importante e está no DNA da ABES. A ABES difunde conhecimento e educação ambiental para trazer melhorias para o setor de saneamento e saúde pública”, reforçou Pladevall.

A coordenadora da Campanha, Roseane Garcia agradeceu a todos pela realização de mais uma edição da iniciativa após dois anos.

“Promovemos o DIADESOL desde 2006. É muito gratificante voltar com a realização do evento. A cada ano temos novas parcerias. Neste ano, a empresa Reciclus nos ajudou na elaboração da Cartilha do Bem. Obrigada a todos que contribuíram para a realização do nosso evento”, disse Roseane.


Mirna Argueta, vice-presidente técnica da AIDIS, falou sobre a satisfação da AIDIS em fazer parte da campanha. “Desejo que a campanha tenha um grande êxito e que as questões sobre os resíduos sólidos possam avançar e garantir melhorias na América Latina”, frisou.


O presidente da ASEC-CETESB, Uladyr Nayme, também comentou: “É um prazer estar aqui e apoiar a ABES desde o começo da campanha DIADESOL. Parabenizo à ABES por mais essa iniciativa”.

Cartilha do Bem

Durante o evento, aconteceu o lançamento da Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente”, iniciativa da ABES-SP e da Reciclus, que traz questões relacionadas à educação ambiental. A apresentação do material foi feita por  Camilla Horizonte, gerente de Marketing e Sustentabilidade – Reciclus.

Na cartilha, as meninas Lara e Bia conversam sobre o que aprenderam em relação ao lixo, inclusive que o jeito correto é chamar de resíduo. E ensinam sobre os tipos de resíduos, como separá-los, as diferentes cores das lixeiras, a importância do descarte correto e de reutilizar e reciclar os materiais, que são responsabilidades de todos. O material traz ainda um capítulo especial destinado às lâmpadas, explicando o que é a logística reversa e como participar.

Os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador serão inspirados pelo conteúdo da cartilha.

O Concurso de Desenho Infantil, é para crianças de 6 a 10 anos de idade e, com auxílio de voluntários da ABES-SP, serão realizadas oficinas em salas de aula com objetivo de estimular e incentivar a participação dos alunos e das escolas no concurso. O Concurso de Vídeo Amador não tem limite de idade. Ambos os concursos preveem premiações aos vencedores. 

Reflexões

O evento de lançamento contou com a presença de os convidados, que são especialistas e mentores da Campanha e que fizeram uma reflexões sobre o tema do DIADESOL.

Haydée Aguadé, diretora Interamericana de DIAmSa – Divisão de Ambientes Saudáveis de AIDIS, Paraguai, ministrou a palestra “A importância do Diadesol nas Américas”.

Maria de Lourdes Rocha Freire, coordenadora Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado e São Paulo (SIMA), abordou o tema “O entendimento da Gestão dos Resíduos Sólidos no cotidiano das pessoas”.

Sérgio Luiz Damiati, membro da equipe técnica de Geografia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, falou sobre “O papel das escolas na conscientização das comunidades”.

Erika Santana, coordenadora do Núcleo de Voluntariado da ABES-SP,  comentou a importância de ser voluntário na Campanha DIADESOL.

Delaine Romano, coordenadora adjunta da CT-Resíduos Sólidos da ABES-SP,  falou sobre a Comissão Organizadora Estadual (COE).

Outros membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) também falaram sobre a iniciativa.

Para assistir à transmissão completa>

Sobre o DIADESOL:

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como DIADESOL das Américas, cuja expressão é de origem espanhola – Dia de los Desechos Sólidos. Foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

Para saber mais sobre a campanha, acesse aqui.

3 Comentários em ABES-SP lança DIADESOL 2022 e cartilha educativa sobre cuidados com o meio ambiente

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.