Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas discutem a regulação de resíduos sólidos e a Norma de Referência da ANA

Evento online foi promovido pela ABES-RS, por meio de sua Câmara Resíduos, e está disponível no YouTube para quem quiser assistir ou rever

“A regulação de resíduos sólidos e a Norma de Referência da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). Este foi discutido por especialistas, nesta terça-feira, 5 de abril, durante um webinar promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

O debate aconteceu no ABES Conecta, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube, com moderação de Jussara Kalil, vice-presidente da ABES-RS e coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da seção.

Os palestrantes convidados foram Demétrius Jung Gonzalez, diretor Geral da Agesan-RS – Agência Reguladora de Saneamento do Rio Grande do Sul; Débora Faria Fonseca Francato, bióloga, doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento e analista de Fiscalização e Regulação da Agência Reguladora ARES-PCJ; e Danielle Lodi, especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).

Demétrius Jung Gonzalez explicou como está o cenário de resíduos sólidos no Rio Grande do Sul e apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Agesan para promover melhorias sobre o tema.

Débora Faria Fonseca Francato apresentou a ARES-PCJ e abordou a regulação dos serviços de resíduos sólidos. Discorreu sobre os municípios regulados, contexto normativo, normatização, papel da agência regulatória, a legislação do Novo Marco Legal do Saneamento e a adequação à NR 1/2021/ANA, estudo para a cobrança de taxas dos resíduos sólidos

Entre outros tópicos, Danielle Lodi falou em sua apresentação sobre os objetivos da regulação dos resíduos sólidos, normas e modelos tarifários.

A transmissão foi realizada pelo canal ABES Saneamento no YouTube, clique aqui para assistir

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 350 mil visualizações nas transmissões! 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES



1 Comentário em ABES Conecta: especialistas discutem a regulação de resíduos sólidos e a Norma de Referência da ANA

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.