Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar aborda gestão de segurança nas áreas de morros na Região Metropolitana de Recife 

Evento online foi realizado pela seção pernambucana da ABES nesta terça (5) e está disponível no YouTube. Assista 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Pernambuco – ABES-PE reuniu especialistas em um webinar para debater a gestão de segurança nas áreas de morros na Região Metropolitana de Recife. O evento online foi realizado na noite desta terça-feira, 05 de abril, no ABES Conecta, com transmissão pelo canal da entidade no YouTube.

A abertura do webinar foi feita por Cristiano Silva, presidente da ABES-PE. A mediação ficou por conta de Alexandre Gusmão, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

Os debatedores foram Joaquim Teodoro Romão de Oliveira, professor Adjunto do Curso de Engenharia Civil (graduação), professor permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco; Luiz Antonio de Melo, coordenador Técnico do Centro Regional de Pernambuco; e Coronel Cassio Sinomar Queiroz de Santana, secretário-executivo de Recife e coronel do Corpo de Bombeiros. 

Na ocasião, o moderador fez uma apresentação sobre a Região Metropolitana do Recife, trazendo dados e estudos sobre gestão de segurança nas áreas de morros na região. Entre os temas abordados neste aspecto, estiveram planejamento urbano, políticas públicas, controle urbano e o protagonismo de engenheiros e urbanistas. 

Gusmão falou sobre as áreas de riscos e vulnerabilidades climáticas de Recife, impactos ambientais das mudanças climáticas, detalhou as unidades geológicas da região e apresentou casos de deslizamento na região. 

“A gente precisa se mobilizar, engenheiros, arquitetos e urbanistas, para que a gente garanta políticas públicas que possam ser permanentes, para que a gente possa enfrentar de maneira incisiva esse problema”, disse o moderador. Em seguida, os participantes integraram um debate sobre o assunto. 

Assista ao webinar, na íntegra: clique aqui 

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 350 mil visualizações nas transmissões! 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES

2 Comentários em ABES Conecta: webinar aborda gestão de segurança nas áreas de morros na Região Metropolitana de Recife 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.