Últimas Notícias

ABES-RS: 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental começa nesta quarta, 19, em Porto Alegre

Por Sueli Melo

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) promoverá nesta semana (entre os dias 19 e 21), em Porto Alegre, a décima edição do Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. O encontro, que vai reunir especialistas do Brasil e do exterior, terá como tema central “Regulamentação Ambiental, Desenvolvimento e Inovação.”

O evento pretende dar respostas para perguntas como: “Que outros instrumentos poderiam ser utilizados para garantir a preservação ambiental e estimular a implantação de projetos mais sustentáveis? Como são construídas as normas de licenciamento e padrões de qualidade ambiental no Brasil? O que as experiências internacionais têm a contribuir na construção de alternativas mais eficazes? Como implantar uma estrutura de inovação de produtos e processos produtivos baseada no conceito de economia circular?; entre outras.

Alexandre Bugin, presidente da ABES-RS, ressalta a relevância do simpósio em seus dez anos de existência. “Estamos realizando o evento pela 10ª, é de extrema importância para a ABES-RS e uma referência significativa para o setor. A expectativa é muito grande”, afirma.

Sobre a temática que vai permear as discussões, o engenheiro destaca alguns pontos que considera fundamentais. “Na questão do licenciamento, vamos abordar a necessidade de planejar para facilitar e viabilizar investimentos e desenvolvimento. O licenciamento não é um entrave. Entendemos que o planejamento feito de forma correta, com prazos, é uma etapa do processo”, frisa.

O Terceiro Setor, comércio e questão ambiental, além do desastre de Mariana, em Minas Gerais, provocado pela Samarco, há cerca de um ano, também serão pautas do simpósio, de acordo com Alexandre Bugin. “Temos de deixar claro para a sociedade, em relação à segurança, as responsabilidades tanto do setor público e como do privado”, salienta. O evento também objetiva divulgar pesquisas científicas do meio acadêmico para os técnicos da área”, complementa.

Serviço

10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental

Quando: de 19 a 21 de outubro

Onde: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – CEPUC – no Campus Central Av. Ipiranga, 6681 – Partenon – Porto Alegre/RS

Para mais informações sobre o evento, acesse aqui e e-mail: qualidade@abes-rs.org.br.

1 Comentário em ABES-RS: 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental começa nesta quarta, 19, em Porto Alegre

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: