Últimas Notícias

BWW: sessão trata das condições para a viabilização de investimentos em projetos de saneamento e para a estruturação de novas concessões 

Com moderação e coordenação de Christian Borja-Vega, Economista Sênior do Banco Mundial, os palestrantes abordaram, entre outras questões, a capacidade institucional, técnica e operacional dos tomadores para minimizar os riscos e viabilizar investimentos; aspectos regulatórios; e capacidade econômico-financeira das empresas.

Por equipe de comunucação ABES/BWW

Na tarde desta terça-feira, 24 de maio, segundo dia da Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, aconteceu uma sessão sobre “Condições para a Viabilização de Investimentos em Projetos de Saneamento e para a Estruturação de Novas Concessões”, dentro do tema “Financiamento”. A BWW 2022, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, acontece online, em plataforma digital exclusiva e interativa.

O evento reunirá até esta sexta (27) 110 especialistas nacionais e de outros 19 países, somando mais de 40 horas de programação, que ficará disponível por 90 dias para os inscritos. Para fazer sua inscrição, acesse aqui

O debate foi moderado e coordenado por Christian Borja-Vega, Economista Sênior do Banco Mundial. O tema leva em consideração as metas de universalização impostas pelo novo Marco Legal do Saneamento.

Com isso, a viabilização de investimentos passou a ser um dos principais desafios para o setor, sejam em novas concessões ou no financiamento de projetos e contratos existentes. Em um contexto de crise pandêmica, guerras e fortes restrições orçamentárias e fiscais, a sessão se dedicou a discutir caminhos e condições para viabilizar e intensificar esses recursos, para que não atrase ainda mais a expansão tão necessária dos serviços e que garanta a sustentabilidade dos prestadores de serviço.

Foram abordadas questões como a capacidade institucional, técnica e operacional dos tomadores para minimizar os riscos e viabilizar investimentos; aspectos regulatórios; capacidade econômico-financeira das empresas; e o papel dos investimentos na estruturação das concessões de água e esgoto devem ser evidenciados e debatidos nesse painel, contribuindo para que as citadas metas sejam alcançadas.

Após as apresentações, os palestrantes integraram um debate sobre o tema. Quem acompanhou o evento ao vivo também teve a oportunidade de interagir em um chat enviando perguntas. 

BWW Connection

Josivan Cardoso, diretor executivo da ABES e coordenador da Câmara Temática de Gestão de Recursos Hídricos da entidade, foi mais uma vez o convidado para o bate-papo do intervalo, com Daniela Lobo. Na oportunidade, ele fez comentários sobre o debate da sessão e ressaltou a importância de discutir a temática no evento. 

O evento conta com o patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.  

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: