Últimas Notícias

Especialistas debatem na BWW economia circular para estações sustentáveis de tratamento de esgoto

O assunto foi aprofundado pelo professor Carlos Chernicharo, sócio-diretor da Chernicharo & Bressani Consultoria e Capacitação em Saneamento e do Centro de Referência em ETEs Sustentáveis, e Daniel Nolasco, diretor da International Water Association (IWA), membro da Water Environment Federation e da Universidade da Califórnia, em Irvine.

Por equipe de comunicação ABES/BWW

O quarto dia da Brazil Water Week (BWW 2022), que acontece até esta sexta-feira, 27 de maio, começou com uma sessão sobre o papel da economia circular para promoção das estações sustentáveis de tratamento de esgoto. Na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, dois renomados especialistas discutiram de forma prática como as estações de tratamento de esgoto podem se tornar sustentáveis e um importante recurso a ser reutilizado. O assunto integra o tema “Economia Circular” da Semana da Água do Brasil, o mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Em sua terceira edição (segunda no formato virtual), com mais de 40 horas de programação online e presença de mais de 100 especialistas do Brasil e de outros países, a BWW já é considerada o streaming do saneamento e terá todo o conteúdo disponível por 90 dias na plataforma do evento para os inscritos. Para fazer sua inscrição e ter acesso às palestras, debates e análises, acesse aqui.

A sessão teve como moderador Marcelo Miki engenheiro civil, coordenador adjunto da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da ABES e gerente do departamento da Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp. Os convidados foram Daniel Nolasco, que tem mais de 25 anos de experiência como consultor no projeto e otimização de estações de tratamento de efluentes, é diretor da International Water Association  (IWA), fellow da Water Environment Federation e da Universidade da Califórnia, em Irvine; e Carlos Augusto Lemos Chernicharo, engenheiro civil sanitarista, professor aposentado da UFMG e sócio-diretor da Chernicharo & Bressani Consultoria e Capacitação em Saneamento, e do Centro de Referência em ETEs Sustentáveis.

Daniel Nolasco contou sobre a experiência do trabalho conjunto com a Sabesp para um programa de otimização do desempenho das ETEs da Região Metropolitana de São Paulo, visando a melhorar a qualidade dos seus efluentes finais, a receber os novos volumes de esgotos e a prepará-las para incorporar processos de economia circular. O palestrante apresentou os resultados alcançados pelas auditorias, como as melhorias na qualidade do efluente final e no pré-tratamento; a otimização de decantadores primários e de tanques de aeração e transferência de oxigênio; e maximização da geração do biogás e cogeração de energia. Para ele, os fatores críticos de sucesso e primeiro passo para a economia circular foram a quebra de paradigmas técnicos, a evolução tecnológica, consultoria participativa, ação rápida, apoio da alta administração e análise técnica, ambiental, financeira e regulatória.

O professor Carlos Chernicharo palestrou sobre os apelos e oportunidades para a implementação das estações de esgoto sustentáveis no Brasil, destacando o cenário atual do tratamento de esgoto no Brasil, exemplos de fechamento de ciclos a partir do aproveitamento conjunto do biogás e do lodo, um panorama dos últimos cinco anos e reflexões sobre os próximos passos.

“Das duas palestras, o que ficou claro, para mim, é que tivemos uma abordagem muito prática hoje. Tanto Daniel como Carlos trouxeram uma coisa mais pé no chão, afastando um pouco de um pensamento árido e muitas vezes inacessível da academia, estamos trazendo cada vez mais reflexões práticas”, comentou o moderador Marcelo Miki.  

BWW Connection

Durante a BWW Connection, programação dos intervalos entre as sessões – que traz vídeo-palestras, comentários e entrevistas -, conduzida pela jornalista Daniela Lobo, a convidada Mara Ramos, coordenadora adjunta do Tema Financiamento da BWW, falou sobre a economia circular, tema do primeiro debate.

“Vimos nesta sessão que todos os subprodutos do esgoto podem ser usados e reutilizados e, principalmente, o reúso pode ser um grande aliado, não só na universalização do esgoto – como foi dito pelo professor Carlos Chernicharo -, mas também uma alternativa conseguirmos universalizar os serviços de abastecimento, já que vivemos em regiões do Brasil muito diversas e convivemos com grandes desafios”, afirmou a convidada. “Então, o reuso vem  como uma importante alternativa para essa nossa matriz de água, para fazer frente aos desafios que temos em todo o Brasil. O tema é muito relevante, aprendemos bastante e espero que tenha instigado a todos a estudar mais sobre o assunto”, salientou.

Mara falou também sobre como sua experiência no Senegal, que visitou para o Fórum Mundial da Água, em março deste ano, se relaciona com os temas discutidos na BWW e como tem sido a experiência de integrar o grupo temático da BWW.

Esta edição da Brazil Water Week, traz discussões relevantes, conhecimentos e experiências sobre água e saneamento, focadas em alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, tem patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepars.  

Nas semanas anteriores, a BWW contou com seis sessões especiais gratuitas no canal da ABES no YouTube (assista aqui).. A programação vai de terça-feira até sexta (27). Quem acompanhou ao vivo, também pôde participar do debate por meio de perguntas e comentários do chat.

1 Comentário em Especialistas debatem na BWW economia circular para estações sustentáveis de tratamento de esgoto

  1. For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.