Últimas Notícias

Especialistas falam sobre gestão de perdas na prática e obtenção de resultados na penúltima sessão da BWW

A primeira sessão da tarde desta sexta-feira, 27 de maio, da Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, teve como assunto “Gestão de Perdas na Prática: Foco na Obtenção de Resultados”, dentro do tema “Gestão Eficiente”.

Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, a Semana da Água do Brasil, está em sua terceira edição (segunda no formato online), reunindo 110 especialistas nacionais e de outros 19 países. Considerada o streaming do saneamento, a BWW disponibilizará todo o conteúdo online da programação (mais de 40 horas) por 90 dias para os inscritos. Para fazer sua inscrição, acesse aqui.

O debate contou com moderação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES e coordenador do Tema “Gestão Eficiente”. 

“Nos últimos anos, as empresas de saneamento têm dado grande importância à redução de perdas, que foi considerada na edição do novo Marco Regulatório e na Portaria nº 490 do Ministério do Desenvolvimento Regional [MDR]. Ainda assim, os resultados deixam a desejar. Para termos bons resultados, devemos focar na gestão sob diversos aspectos: capacitação, tecnologias e métodos que dialogam diretamente com a redução de perdas. Para abordar essa questão com a profundidade necessária, a Brazil Water Week traz a este painel profissionais de elevando conhecimento e grande prática no assunto, para alcançar a todos de modo objetivo, com o correto direcionamento das ações que reduzirão os índices de perdas”, afirmou o moderador, no início da sessão.  

Os palestrantes foram Ricardo Guimarães, Responsável da Área de Perdas da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres; Ariel Flores, do LADWP – Los Angeles Department of Water and Power; Carlos J. T. Berenhauser, Diretor Presidente ENOPS Engenharia, diretor da ABES-SPCarlos Berenhauser, diretor da ABES-SP, coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Seção SP e coordenador adjunto do Tema Gestão Eficiente ; e Marcelo Depexe, Engenheiro da Diretoria de Operações da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná.

Após as apresentações, os convidados integraram um debate sobre o tema. Quem acompanhou o evento ao vivo também teve a oportunidade de interagir em um chat enviado perguntas. 

Brazil Water Week contou com cinco dias inteiros de discussões relevantes, conhecimentos e experiências sobre água e saneamento, focadas em alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6. Esta edição do evento teve patrocínio da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.

BWW Connection

Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, encerrou o último bate-papo do intervalo, com Daniela Lobo. Em sua participação, Pladevall comentou sobre o cenário do Brasil em relação aos outros países no que diz respeito às perdas de água, tema da penúltima sessão do evento.

2 Comentários em Especialistas falam sobre gestão de perdas na prática e obtenção de resultados na penúltima sessão da BWW

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.