Últimas Notícias

JPS na Brazil Water Week: Oficinas de Educação Ambiental abordam o ODS 6 – água e esgoto

Os encontros foram transmitidos pelo canal da ABES no YouTube e tiveram como palestrantes Nadine Vergara Schorr, integrante do JPS-RS, e Larissa Rebouças, membro do JPS-PB.  

O Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES marcou presença na Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, Nesta edição do mais importante evento internacional sobre água e saneamento do país, foram realizadas duas Oficinas de Educação Ambiental sobre o ODS 6 – Água e Esgoto. 

Os encontros foram transmitidos pelo canal da ABES no YouTube e tiveram como palestrantes Nadine Vergara Schorr, membro do JPS-Seção Rio Grande do Sul (JPS-RS), e Larissa Rebouças, membro do JPS Seção Paraíba (JPS-PB). 

Água

Na ocasião da primeira oficina, Nadine Vergara Schorr falou sobre o tema ODS6 Água e Saneamento para todos, que integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas da ONU. O ODS 6 visa garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento com qualidade para todos até 2030. 

A palestrante explicou as metas da ODS, que abordam restauração e proteção do ecossistema, implementação da gestão integrada dos recursos hídricos. Discorreu sobre ciclo, uso, distribuição e abastecimento de água, saneamento, mecanismo de transmissão de doenças por agentes biológicos patogênicos e insuficiência de água, relação do saneamento com a saúde e o desenvolvimento humano.  

Por sua vez, Larissa Rebouças abordou gestão, monitoramento, tratamento e padrão de qualidade de água, segundo a Portaria 888/2021, crise hídrica e educação ambiental, entre outros. A convidada apresentou um vídeo disponibilizado pela coordenadora do JPS-SP, Maria Fernanda Bentubo, realizado em parceria com a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), que mostra a captação de água até o seu tratamento final. Clique aqui para assistii à primeira oficina.

Esgoto

A segunda oficina aconteceu no dia 26 de maio. Nadine Vergara Schorr falou sobre a situação atual do Brasil com relação ao sistema de esgotamento sanitário, esgoto coletado e tratado e metas até 2030. Entre as metas apresentadas, estão o aumento da cooperação internacional aos países em desenvolvimento e o apoio e fortalecimento às comunidades para o acesso à coleta e tratamento de esgoto.

Nadine apresentou o estudo “Atlas Esgoto”, publicado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que aponta que 9,1 toneladas de esgotos são geradas por dia, 53% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto, 43% coletado e tratado, 12% solução individual, 18% coletado e não tratado e 27% não coletado e nem tratado. Além do estudo, Nadine mostrou um comparativo do Brasil com outros países sobre o tema e um vídeo com uma visita técnica numa estação de tratamento de efluentes, localizada na cidade de Santos/SP.

A Larissa Rebouças apresentou métodos de tratamento e destinação incorreta do esgoto e soluções para promover melhorias nestas questões, entre elas as, a educação ambiental, união da sociedade com gestores públicos, ações coletivas, movimentos sociais e debates.No final do encontro online, as convidadas esclareceram as dúvidas do público online. Assista à segunda oficina aqui 

Brazil Water Week 2022

Considerada o streaming do saneamento, a Brazil Water Week – Semana da Água do Brasil, realizada pela ABES, aconteceu de 23 a 27 de maio, no formato virtual, em plataforma digital exclusiva e interativa e reuniu mais de 100 participantes nacionais e internacionais de 22 países. Todo o conteúdo online da programação (mais de 40 horas) ficará disponível por 90 dias para os inscritos. Para mais informações, acesse aqui.

A edição da BWW 2022 contou com os patrocínios da Sabesp, ANA, Copasa, Embasa, Funasa, Aegea, Sanasa e Sanepar.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: