Últimas Notícias

“Brasil, te quero livre de lixão”: especialistas abordam tratamento térmico de lixo urbano

Evento foi promovido pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-PA. Os palestrantes foram o Prof. Nélio Teixeira Machado, da FAESA/UFPA, e Douglas Alberto Rocha de Castro, coord. do Curso de Engenharia Química do CEULM/ULBRA. Assista no YouTube.
 
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental- Seção Pará (ABES-PA), por meio da sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, promoveu na tarde desta quarta-feira, 06 de julho, um debate com o tema “Tratamento Térmico de Frações de Lixo Urbano”. O webinar faz parte da campanha nacional da ABES “Brasil, te quero livre de lixão” e foi transmitido pelo canal da entidade no YouTube.
 
Realizado no ABES Conecta, o evento online foi apresentado por Roseane Garcia de Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Temática (nacional) e Técnica (estadual/SP) de Resíduos Sólidos da ABES. 
 
A moderação ficou por conta de Antônio de Noronha Tavares, professor da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA/UFPA) e coordenador da CTRS da ABES-PA.

Os convidados para aprofundar o assunto foram Nélio Teixeira Machado, professor da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA/UFPA), e Douglas Alberto Rocha de Castro, coordenador do Curso de Engenharia Química do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA). 

Os palestrantes discorreram sobre o tratamento térmico de frações de resíduos urbanos via pirólise, incluindo biomassa, matéria orgânica e plásticos. Também mostraram os produtos de reação (bio-óleo, bio-sólido e gases), aplicações e o potencial desta tecnologia na disposição de RSU.
 
O professor Nélio Teixeira abordou o atual cenário dos resíduos sólidos. Entre outros tópicos, falou sobre legislação, problemáticas e soluções para a questão. Para ele, houve um aumento da geração dos resíduos sólidos em todas as regiões do país e o Novo Marco Legal condiciona o adiamento do fim dos lixões. O especialista trouxe dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) que mostram que a geração de resíduos chega a ser 6 milhões de toneladas/ano no Brasil sendo 49,7% na região Sudeste, 7,4% na região Norte, 7,5% no Centro-Oeste, 24,7% no Nordeste, 10,8% na região Sul. 

 

O professor apresentou tecnologias aplicadas e fontes alternativas que visam soluções para transformação de resíduos em energia e biocombustível, e minimizar ou solucionar os impactos ambientais gerados.
 
Por sua vez, Douglas Alberto Rocha de Castro falou sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a gestão e o cenário da destinação adequada e inadequada dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo, e sobre a tecnologia aplicada.
 
Ao final, os palestrantes responderam perguntas e esclareceram as dúvidas do público, que foi bastante participativo.
 
Para assistir à transmissão, clique aqui.

BES Conecta  

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.  

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!ca

 
 

10 Comentários em “Brasil, te quero livre de lixão”: especialistas abordam tratamento térmico de lixo urbano

  1. Hi! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
    good success. If you know of any please share. Appreciate it!
    You can read similar article here: Najlepszy sklep

  2. Hi! Do you know if they make any plugins to
    help with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing
    very good results. If you know of any please share.

    Many thanks! You can read similar article here: Sklep online

  3. Wow, amazing weblog layout! How lengthy have you been running a blog for?
    you make blogging look easy. The entire glance of your web site
    is excellent, as smartly as the content! You can see similar here e-commerce

  4. you’re really a good webmaster. The site loading velocity is amazing.
    It sort of feels that you are doing any distinctive trick.
    Furthermore, The contents are masterwork. you’ve performed a fantastic job on this topic!
    I saw similar here: Sklep internetowy

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.