Últimas Notícias

ABES-SP: experiência do Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura é apresentada em webinar

Com base na experiência do aluno Alisson Gomes de Moraes, o evento mostrou que aprimorar os aprendizados sobre o mundo globalizado e atenção para todo o contexto geopolítico que a sociedade mundial tem enfrentado atualmente faz parte das ferramentas que os profissionais líderes de saneamento devem considerar para executar e gerir projetos no setor. 

Por equipe de Comunicação ABES-SP

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP) promoveu nesta quinta-feira, 7 de julho, em seu canal no YouTube, o webinar “Diálogo Infra Leaders”. O evento abordou a experiência do Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura, que teve sua primeira edição realizada em maio deste ano, com apoio da entidade. 

O  Infra Leaders é uma realização da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, por meio do MBA PPP e Concessões e MBA Saneamento Ambiental. O objetivo é identificar os requisitos críticos de liderança necessários para implementar efetivamente programas e projetos ambiciosos de infraestrutura, especialmente nas áreas de saneamento ambiental (água, esgoto e resíduos), portos e aeroportos, transporte e energia, juntamente com programas relacionados à infraestrutura social, incluindo escolas, saúde, parques e iluminação pública.

Moderado por Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, o webinar trouxe como convidado especial Alisson Gomes de Moraes, doutor e mestre em Engenharia Civil, engenheiro do Departamento de Novos Negócios e Expansão de Mercado da Sabesp, que foi contemplado no sorteio de uma vaga-cortesia, oferecido aos associados da ABES-SP. Na oportunidade, Alisson compartilhou com o público o que vivenciou ao participar do programa intensivo de cinco dias (entre 9 e 13 de maio), realizado em São Paulo, capital. 

“Nosso convite ao Alisson visa, principalmente, disseminar o conhecimento que ele obteve com essa experiência. Ao dividir seus aprendizados conosco, ele está colaborando para uma das funções da ABES e fortalecendo a nossa parceria com o Programa Infra Leaders”, ressaltou Pladevall.

O evento contou também com participação de Rafael Castilho, coordenador de Projetos da Sociologia e Política – Escola de Humanidades; e Elcires Pimenta, professor e coordenador de Projetos Socioambientais da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, que informaram as propostas do Infra Leaders e destacaram a importância de compartilhar experiências em nível internacional, como aconteceu com Alisson, para os profissionais do setor de saneamento no Brasil.  

Castilho e Pimenta, que coordenam o Infra Leaders, agradeceram e parabenizaram à ABES-SP pela iniciativa e valiosa parceria institucional e de valorização do programa. “A parceria da Associação foi decisiva para a realização do Infra Leaders, assim como tem sido decisiva para o sucesso dos MBAs de Saneamento Ambiental e de PPP e Concessões”, destacou Rafael. O professor Pimenta fez jus às palavras do colega e destacou: “a ABES tem exercido um papel importante na divulgação e no apoio ao nosso programa, pois estamos atuando não só para preparar os técnicos que vão atuar na modelagem de bons projetos, mas que vão acompanhar, avaliar e colaborar com as políticas públicas”, disse.

Rafael Castilho fez um breve relato sobre o programa, destacando a passagem recente por Londres, na Inglaterra, informando que o aprendizado com base em estudos globais tem sido um dos diferenciais do Infra Leaders, que conta com participação das principais instituições de ensino do mundo. “A iniciativa é importante não somente para sabermos o que acontece lá fora, mas, principalmente, para que entendamos o caso brasileiro através dessas experiências globais ao participar dos módulos internacionais do curso”, frisou.

Na sequência, Alisson, ao iniciar sua apresentação, teceu elogios à ABES-SP e à Sociologia e Política – Escola de Humanidades informando o quanto o curso foi proveitoso para sua carreira. “Sou doutor, mas em uma área específica, e estudar amplia o conhecimento transversal sobre os diversos temas que abrangem nossa área de atuação. Por isso, é muito interessante ter experiências como estas que vocês me proporcionaram ao participar do Infra Leaders e, mais ainda, por poder repassar esse conhecimento através de eventos como este“, declarou o convidado.

No conteúdo de sua palestra, Alisson destacou alguns tópicos que julgou mais relevantes na sua vivência na semana intensiva. Ele observou que isso o levou a constatar a importância dos governantes brasileiros fazerem investimentos de infraestrutura, por exemplo, que não sejam focados somente na economia, mas precisam ser mais conscientes em termos de eficiência e ganhos para a sociedade, o que é algo mais assertivo em outros países. Alisson falou também sobre a importância dos docentes internacionais que contribuíram para ampliar a sua visão global em torno do tema.

Entre suas considerações, atentou acerca do contexto de um mundo em mudanças e interligado, com ênfase nos reflexos das mudanças climáticas e a sinergia entre os problemas enfrentados em diversos países, como os que foram causados pela pandemia de covid-19 e agora, mais recentemente, por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. “Esses acontecimentos trazem à tona a necessidade de buscarmos soluções e tecnologias que possam mitigar e reduzir os impactos gerados por essas mudanças, por exemplo”, apontou.

Ainda em relação ao curso, Alisson mencionou o tópico sobre as PPPs (parcerias público-privadas), com destaque para o modelo de cinco casos e observações sobre viabilidades e atenção com a gestão. O especialista fez também comentários sobre o aprendizado que obteve no âmbito da necessidade de ter uma regulação forte e independente tanto política quanto financeira, entre outros detalhes.

O webinar foi finalizado com uma sessão interativa entre os convidados e as respostas às dúvidas dos participantes. Para assistir ao webinar completo clique aqui

 

 

2 Comentários em ABES-SP: experiência do Programa Internacional de Líderes da Infraestrutura é apresentada em webinar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.