Últimas Notícias

ABES-PA realiza oficina sobre PMSB com lideranças do município de Santa Cruz do Arari

Ação aconteceu no âmbito da Rede Colaborativa de Apoio e Orientações Técnicas na Elaboração de Planos Municipais de Saneamento, lançada pela seção no final de 2021.
 
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Seção Pará (ABES-PA) lançou em dezembro de 2021 a Rede Colaborativa de Apoio e Orientações Técnicas na Elaboração de Planos Municipais de Saneamento (RECOPLAN). O objetivo de difundir estratégias que possam vir a ser utilizadas por municípios no processo de elaboração de seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

Ação piloto

O município escolhido para a ação piloto foi Santa Cruz do Arari, localizado na Ilha do Marajó – Pará (IDH de 0,557 em 2010), com uma área de 1.076,652 km², população estimada pelo IBGE em 2021 de 10.496 de ararienses, e densidade demográfica de 7,57 habitantes.

 

Programação da ação piloto

Neste mês de julho, uma equipe de voluntários da ABES-PA iniciou as atividades de campo em Santa Cruz do Arari. A finalidade foi subsidiar tecnicamente na elaboração do diagnóstico do município utilizando ferramentas colaborativas para garantir o envolvimento e participação efetiva das comunidades neste processo permanente de elaboração e gerenciamento do diagnóstico, bem como nas próximas fases a partir das metas estabelecidas.
 
Em nome de toda Diretoria, a presidente da ABES-PA, Vanessa Mello, agradece a participação dos colaboradores da Seção Pará (membros e parceiros), e ao município de Santa Cruz do Arari. Também externa sua felicidade pela realização desta ação planejada para auxiliar os municípios paraenses na elaboração de seus PMSB em atendimento à  Lei n° 11.445 de 2007, que preconiza que até o dia 31 de dezembro os municípios devem possuir o seu plano elaborado. Esta necessidade fica evidenciada conforme a publicação do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2022, que revela que somente 20% dos 144 municípios possuem PMSB.
 
 
 

1 Comentário em ABES-PA realiza oficina sobre PMSB com lideranças do município de Santa Cruz do Arari

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.